Apresentar a farmacologia como ferramenta fundamental para a prática da Atenção Farmacêutica e esta como um processo contínuo e sistemático de relacionamento entre farmacêuticos, usuários de medicamentos e profissionais da saúde.
- Atenção Farmacêutica na Ansiedade e Depressão
Caracterizar as bases fisiológicas para a depressão, ansiedade, psicose e epilepsia. Permitir a atualização e aperfeiçoamento do farmacêutico quanto aos medicamentos empregados nas patologias acima.
Carga horária: 15
- Atenção Farmacêutica em Dermatologia e Farmácia Magistral
Caracterizar os mecanismos fisiopatológicos relacionados a dermatologia. Permitir a atualização e aperfeiçoamento do farmacêutico quanto aos medicamentos empregados nas patologias da pele.
Carga horária: 15
- Atenção Farmacêutica em Doenças Respiratórias
Caracterizar os mecanismos fisiopatológicos relacionados a disfunções respiratórias. Permitir a atualização e aperfeiçoamento do farmacêutico quanto aos medicamentos empregados em processos que acometem o aparelho respiratório.
Carga horária: 15
- Atenção Farmacêutica em Grupos Especiais: Geriatria, Gravidez, Lactação e Pediatria
Caracterizar as alterações fisiopatológicas prevalentes em geriatria, gestantes e pacientes pediátricos. Permitir a atualização e aperfeiçoamento do farmacêutico quanto aos medicamentos utilizados nos referidos grupos. Caracterizar a atuação de outros profissionais da saúde nos grupos citados, permitindo a ação em conjunto para promoção da saúde e racionalização no uso de medicamentos.
Carga horária: 15
- Atenção Farmacêutica em Processos do Aparelho Digestivo
Caracterizar os mecanismos fisiopatológicos relacionados a disfunções do aparelho digestivo. Permitir a atualização e aperfeiçoamento do farmacêutico quanto aos medicamentos empregados na correção das disfunções do aparelho digestivo.
Carga horária: 15
- Atenção Farmacêutica em Transtornos Menores
O farmacêutico apresenta um papel chave na atenção farmacêutica de transtornos menores, proporcionando assitência e informação sobre medicamentos utilizados sem prescrição, bem como orientar situações em que se deve consultar o médico.
Carga horária: 15
- Atenção Farmacêutica na Antibioticoterapia
Caracterizar as patologias em que se requer o emprego de antibióticos. Permitir a atualização e aperfeiçoamento do farmacêutico quanto ao emprego dos antibióticos.
Carga horária: 15
- Atenção Farmacêutica na Dor e Inflamação
Caracterizar os mecanismos envolvidos com dor e inflamação. Permitir a atualização e aperfeiçoamento do farmacêutico quanto aos medicamentos analgésicos e antiinflamatórios.
Carga horária: 15
- Atenção Farmacêutica na Hipertensão e Comprometimento Cardiovascular
Caracterizar as alterações fisiopatológicas dos pacientes com hipertensão e comprometimento cardiovascular. Atualizar, e aperfeiçoar o farmacêutico quanto aos medicamentos utilizados nas referidas patologias.
Carga horária: 15
- Atenção Farmacêutica na Insuficiência Renal e Hepática
Caracterizar as alterações fisiopatológicas dos pacientes com insuficiência renal e hepática. Atualizar, e aperfeiçoar o farmacêutico quanto aos medicamentos utilizados nas referidas patologias.
Carga horária: 15
- Atenção Farmacêutica: Deontologia, Legislação e Ética
Conhecer e analisar a legislação e a ética que regem o exercício da profissão farmacêutica no Brasil
Carga horária: 15
- Atenção Farmacêutica: Diabetes, Obesidade e Transtornos Tireoideanos
Caracterizar as alterações fisiopatológicas dos pacientes com diabetes, obesidade e transtornos tireoideanos. Atualizar, e aperfeiçoar o farmacêutico quanto aos medicamentos utilizados nas referidas patologias.
Carga horária: 15
- Atenção Farmacêutica: Procedimentos em Situações de Emergência
Caracterizar as ações (farmacológicas ou não) cabíveis na presença de ocorrências domésticas.
Carga horária: 15
- Epistemologia
A partir da reflexão epistemológica, propõe-se a compreensão da pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico
Carga horária: 15
- Etica
A identificação dos pressupostos Éticos e Morais em relação aos seus interpretantes históricos – principalmente após a reestruturação social do capital a partir da segunda metade do século XX – na construção e manutenção do Conhecimento, do Poder, da Sociedade e da Justiça Social.
Carga horária: 15
- Farmacovigilância
Conceituar farmacovigilância. Relacionar a farmacovigilância a atenção farmacêutica.
Carga horária: 15
- Interpretação Clínica de Exames Laboratoriais
Interpretar exames laboratoriais, relacionando-os às fisiopatologias de maior prevalência na população .
Carga horária: 15
- Metodologia Cientifica
A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico.
Carga horária: 15
- Metodologia e Aspectos Operacionais na Atenção Farmacêutica
Rever e atualizar conceitos farmacológicos.Conhecer os conceitos de Atenção Farmacêutica. Orientar a utilização de procedimentos envolvidos na prestação de atenção farmacêutica.
Carga horária: 30
- Noções de Farmacocinética, Farmacodinâmica e Interações Medicamentosas
Estudo geral da cinética e dinâmica dos fármacos e das interações observadas entre medicamentos, alimentos e drogas de abuso.
Carga horária: 15
- Psicologia em Atenção Farmacêutica
Aperfeiçoar a comunicação e o relacionamento entre o profissional da saude e o paciente.
Carga horária: 15
- Seminário de Avaliação
O Artigo Científico como fator de produção do conhecimento sobre os tópicos abordados na especialização
Carga horária: 15
- Semiologia Dirigida a Farmacêuticos