Objectivos
Mudanças no perfil epidemiológico ocorridas nas últimas décadas descrevem uma expressiva redução da morbimortalidade relacionadas às doenças infecciosas e parasitárias. Em contrapartida observou-se uma ascensão das doenças crônico-degenerativas com destaque para as neoplasias.
O câncer é um problema de saúde pública mundial com uma estimativa de incidência de mais de 27 milhões de casos e 17 milhões de óbitos até 2030 segundo a Organização Mundial de Saúde.
O farmacêutico é um profissional fundamental para o sucesso da terapia medicamentosa do paciente atuando no âmbito das quimioterapias antineoplásicas. No Brasil, a atuação do Farmacêutico em Oncologia começou a ser delineada a partir da década de 90, e por ser uma especialidade recente, ainda não conta com número suficiente de profissionais capacitados para atender a essa demanda crescente nos serviços de saúde.
Adicionalmente, nos últimos anos, tem aumentado a demanda por farmacêuticos clínicos em unidades oncológicas, ambulatoriais e domicílios. Desse modo, os profissionais necessitam estar capacitados para atuar de forma segura e qualificada no acompanhamento dos resultados farmacoterapêuticos dos pacientes submetidos à terapia antineoplásica.
Em atenção a essa demanda crescente dos serviços de saúde os objetivos dessa especialização são:
Fornecer aos profissionais conhecimentos teóricos e práticos em Farmácia Hospitalar Oncológica, Farmacoterapia em Oncologia, Gestão em Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica Aplicada à Oncologia, Organização Logística, Farmacotécnica Aplicada à Farmácia Hospitalar, Cuidados Paliativos ao Paciente Oncológico entre outras disciplinas relacionadas ao desenvolvimento e aprimoramento das ações de assistência farmacêutica em serviços de saúde - Hospitais, Clínicas Oncológicas, Centros Especializados, Laboratórios Farmacêuticos - objetivando o bem-estar do paciente, a segurança e o uso racional de medicamentos;
Capacitar os profissionais para exercer atividades clínicas, técnicas e de gestão em unidades oncológicas, hospitais públicos ou privados de grande ou pequeno porte e a exercer a docência ou realizar pesquisas em centros de estudo;
Desenvolver conhecimentos teórico-práticos em Farmácia Hospitalar na perspectiva da assistência integral ao paciente oncológico, promovendo benefícios e vantagens competitivas aos profissionais, que se bem preparados para atuar nessa área, encontram um mercado de trabalho em ascensão e com ótima remuneração.