Proposta
O crescimento da demanda no mercado por profissionais de engenharia de software altamente qualificados é notável e irreversível, em particular na área de desenvolvimento e gestão de projetos de software. Este movimento atinge de imediato as organizações, que estão intensificando (como um fator competitivo importante) cada vez mais o uso de recursos computacionais para agilizar e racionalizar seus processos.
A exigência de qualidade de projeto para um software corporativo altamente competitivo passa, inequivocamente, pela correta utilização do paradigma empregado e dos diferentes padrões de análise, projeto e arquitetura. Ela decorre do próprio modelo de evolução de um software, que em geral é projetado, desenvolvido e mantido por equipes ou indivíduos diferentes. É necessário, então, dominar o processo de desenvolvimento de software, para que ele seja competitivo em termos de produtividade e qualidade; fatores imprescindíveis à aceitação de um produto deste gênero. O paradigma da Orientação a Objetos é um padrão de fato. Ele traz muitos benefícios ao processo de construção de sistemas de software. Na fase de desenvolvimento, propicia aumento da produtividade, melhoria de qualidade e redução da complexidade dos sistemas.
Durante a fase de manutenção, facilita a introdução de novos requisitos e a realização de modificações nos sistemas, reduzindo custos e prazos. Este curso abordará as metodologias e tecnologias orientadas a objetos, tais como o “Unified Process”, a linguagem UML, programação orientada a objetos, padrões de análise, projeto e arquitetura de software. Serão também abordadas questões ligadas à qualidade de software e gestão de projetos de tecnologia da informação. O conteúdo será ministrado através de aulas e atividades práticas em laboratórios, incluindo estudos de casos e um projeto final que consolidará os conhecimentos adquiridos.
Público
Profissionais da área de informática responsáveis por gerência, desenvolvimento e manutenção de software, também incluindo administradores de bancos de dados, analistas e programadores que desejam obter uma visão ampla e aprofundada do paradigma da Orientação a Objetos.
Local
Campus Curitiba - Prado Velho
Dias e horários
Sábado - 08h20min às 12h50min
Sábado - 13h30min às 18h00min
Periodicidade
Quinzenal
Carga Horária
360 horas
Vagas
30
Disciplinas
- Arquitetura de Software
Introdução à arquitetura de software. Introdução a padrões de arquitetura. Linguagens de descrição de arquitetura. Arquitetura de software organizada em visões.
Carga horária: 30
- Engenharia de Requisitos
O Contexto da Engenharia de Requisitos - visão geral: léxico, processos, técnicas, ferramentas. A Engenharia de Requisitos e sua Aplicação nas Organizações. Fases do Ciclo de Vida de Projeto. Gerência de Projeto. O Contexto da Identificação de Demanda. Estudo de Viabilidade. Modelo Lógico. Modelo Físico. Gerência de Requisitos. Implantação de Gerência de Requisitos. Perspectivas da Engenharia de Requisitos.
Carga horária: 30
- Epistemologia
A partir da reflexão epistemológica, propõe-se a compreensão da pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico
Carga horária: 15
- Ética
A identificação dos pressupostos Éticos e Morais em relação aos seus interpretantes históricos – principalmente após a reestruturação social do capital a partir da segunda metade do século XX – na construção e manutenção do Conhecimento, do Poder, da Sociedade e da Justiça Social.
Carga horária: 15
- Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação
Por que os projetos falham? Indicadores internacionais e nacionais sobre o desempenho de projetos. O PMBOK – A Guide to the Project Management Body of Knowledge. Grupos de Processos na condução de Projetos. Gerência de Escopo. Gerência de Tempo. Gerência de Risco. Gerência de Integração. Gerência de Comunicação. Gerência de Custo. Gerência de Recursos Humanos. Gerência de Aquisição. Gerência de Qualidade. Ferramentas de Apoio ao Gerenciamento de Projetos. Tópicos especiais em Gerência de Projetos.
Carga horária: 30
- Interface Homem-Máquina
Arquitetura de sistemas reativos. Fatores humanos e aspectos de ergonomia. Gerenciadores de janelas. Objetos de interação. Controle de diálogo. Patterns para projetos de interface homem-computador. Estudo de casos.
Carga horária: 30
- Metodologia Científica
A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico.
Carga horária: 15
- Modelagem Orientada a Objetos
Razões para uso de orientação a objetos. A linguagem UML. Orientação a objetos e ambiente de software. Estudo de caso. Contexto do modelo. A descoberta dos objetos. Técnica de validação de modelos. Documentação do modelo.
Carga horária: 30
- Padrões de Projeto
Estudo dos principais patterns de projeto e programação documentados na Literatura e a sua aplicação em sistemas orientados a objetos, usando a linguagem Java.
Carga horária: 30
- Processo de Desenvolvimento de Projetos
Principais abordagens de desenvolvimento. Conceitos atuais no desenvolvimento de software. Tipos de ciclo de vida. Desenvolvimento de um projeto de software em todas as suas fases.
Carga horária: 45
- Processo Unificado
Engenharia de requisitos. Método Unified Process: ciclo de vida de sistemas orientados a objetos, desenvolvimento iterativo e incremental, desenvolvimento de software em grupo e reutilização de experiências em modelagem.
Carga horária: 30
- Programação Orientada a Objetos
Classe. Interface. Uso de bibliotecas padrão (I/O e serialização). Aplicação e uso de padrões de estrutura de dados (Vetores, Matrizes, Listas Encadeadas, Hash Table, Sort). Uso e contextualização de templates, polimorfismo, herança e agregação.
Carga horária: 30
- Qualidade de Software