O desenvolvimento industrial e tecnológico do interior do Estado de Minas Gerais, tornando-o um dos mais importantes do País em geração de riquezas e de empregos, aliado à crescente preocupação com a qualidade dos fatores de produção, têm despertado o interesse de segmentos econômicos, da comunidade industrial e de profissionais liberais com as questões relativas ao conforto, à saúde e à produtividade da mão-de-obra. Paralelamente, a intensificação das atividades econômicas tem agravado os problemas de acidentes e de doenças no trabalho. Assim sendo, uma das medidas necessárias para o atendimento destas demandas e para solucionar os problemas de acidentes e doenças do trabalho é a capacitação dos profissionais para atuar nos diversos setores (indústrias, agricultura, agroindústria, comércio, ensino, serviços de saúde, prefeituras, setor bancário, etc.) para interferir nos sistemas de trabalho de modo a torná-los mais seguros e saudáveis para os trabalhadores destes ambientes e para os usuários finais dos produtos e serviços, permitindo também o aumento da produtividade das empresas.
ESTRUTURA CURRICULAR
Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho
Gerência de Riscos
Legislação e Normas Técnicas
Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho
O Ambiente e as Doenças do Trabalho
Higiene do Trabalho - Ruído e Vibrações / Temperatura / Radiações / Agentes Químicos
Psicologia, Treinamento e Comunicação Aplicadas à Engenharia de Segurança do Trabalho
Proteção Contra Incêndios e Explosões
Prevenção e Controle de Riscos - Máquinas e Equipamentos / Eletricidade / Instalações Industriais / Proteção Coletiva e Individual
Ergonomia
Proteção do Meio Ambiente
Tópicos Especiais em Engenharia de Segurança - Perícia e Laudo Pericial / Avaliação de Insalubridade e Periculosidade
Metodologia Científica
Orientação e Socialização do Trabalho de Conclusão de Curso
A especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho ensina ao discente a ter cuidado com a integridade física/mental e bem estar dos colaboradores da empresa.
Fátima Penha
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - Abril 2012
Foi altamente importante para meu desempenho profisional.
Gostei muito do curso de especialização e quero acrescentar mais cursos na minha carreira profissional e obter mais conhecimentos estudar nunca é demais.
Osmar Francisco
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - Marzo 2012