Proposta:
- A realização deste Curso habilita o participante a exercer a profissão de Engenheiro de Segurança do Trabalho, conforme lei no 7.410/85 regulamentada pelo decreto no 92.530/86 e de acordo com a regulamentação do CONFEA, através da Resolução nº 325, de 27/11/87.
- O currículo do Curso atende ao Parecer nº 19/87 do Conselho Federal de Educação de 27/1/87 a respeito do CURRÍCULO BÁSICO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, proposto pela Secretaria de Educação Superior. D.O.U. de 11 de março de 1987. Trata-se da única especialização regulamentada por lei.
Característica do Curso:
- O Curso tem duração de 14 meses (3 semestres), com aulas de segundas a quintas das 19:30 às 22:30, perfazendo um total de 630 horas aula.
- O Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho é constituído de aulas teóricas, laboratório e visitas técnicas, cabendo ao aluno, ao seu final, apresentar uma monografia abordando a análise de um projeto industrial sob a ótica da segurança.
- Módulos de apoios à distância;
- Atividades práticas em sala de aula;
- Avaliações de performance dos docentes e alunos;
- Produção de artigos e assessoria na publicação;
- Leituras específicas;
- Aproveitamento de disciplinas cursadas em outros programas de pós graduação (sujeito a aprovação da coordenação);
- Certificados de extensão emitidos a cada módulo (disciplina).
Disciplinas:
- Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho
- Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações
- Higiene Ocupacional
- Proteção do Meio Ambiente
- Proteção Contra Incêndios e Explosões
- Gerência de Riscos
- Psicologia Aplicada na Engenharia de Segurança do Trabalho
- Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho
- Doenças do Trabalho
- Ergonomia
- Legislação, Normas Técnicas e Elaboração de Laudos de Riscos
- Didática do Ensino Superior
- Metodologia da Pesquisa Científica
- Orientação e Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso
Coordenação:
Fernando Duque Barros - Possui graduação em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Industrial (1993), pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (1995), pós-graduação em Licenciatura Plena em Química pela Faculdades Oswaldo Cruz (2001), pós graduação em Gestão Escolar pela Faculdade Bandeirantes de Ribeirão Preto (2010); mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Engenharia Mauá (2007); doutorando em Ciências Químicas pela UNED (Espanha). Atualmente é Professor de Educação Ambiental do Instituto Nacional de Educação e Qualificação Profissional, Professor e Coordenador de Pós-graduação da Universidade de Uberaba, Professor de Pós-graduação da Faculdade Banderirantes – FABAN, Professor de Saúde Ambiental da Faculdade Método de São Paulo, Coordenador e Professor de curso técnico do Colégio Método de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tecnologia Química, Higiene Ocupacional e Pesquisa.
Participantes
- Mínimo 20 alunos;
- Máximo de 40 alunos