Objectivos
eral: Proporcionar a formação de especialistas em Enfermagem do Trabalho, habilitando-os ao desempenho profissional e capacitação a mercado de trabalho. Específicos: Disponibilizar aos profissionais os conhecimentos que visam à manutenção de saúde do trabalhador, da segurança nos ambientes de trabalho, na prevenção de acidentes de trabalho, na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças ocupacionais, no domínio da legislação trabalhista, previdenciária, cível e acidentária vigentes, bem como o entendimento das demais situações que envolvem o complexo universo das relações capital – trabalho em nosso país; Proporcionar conhecimentos necessários ao estudo do trabalho, nas políticas e gestão da saúde no trabalho; Qualificar profissionais comprometidos com a busca de soluções para a melhoria da qualidade de vida no trabalho e prevenção de processos patológicos. Participar ativamente nos programas de prevenção do acidente do trabalho e doenças ocupacionais; Identificar as necessidades do trabalhador na esfera bio-psico-social. Empregar os programas de qualidade total no programa de promoção e proteção da saúde do trabalhador. Incentivar a utilização dos preceitos da biossegurança no ambiente de trabalho. Aplicar os conhecimentos adquiridos, especificamente os métodos e técnicas dirigidas à preservação da saúde no trabalho.
Conteúdo
O que é o curso?
Vivemos um momento de profundas transformações no “mundo do trabalho” que têm conseqüências importantes para a saúde dos trabalhadores, tanto no plano individual quanto no coletivo.
Neste contexto, cabe aos profissionais de saúde, a tarefa indeclinável de buscar conhecer melhor esta realidade, na perspectiva de reforçar e ampliar seus efeitos positivos e controlar ou minimizar suas conseqüências adversas para a saúde e segurança dos trabalhadores.
Entre os desafios que se colocam, no momento, para os profissionais podem ser destacados:
• a superação da clássica dicotomia: Medicina do Trabalho e Medicina Assistencial, na direção de uma prática integral. A tendência que se observa é a de que o adoecimento dos trabalhadores será cada vez menos “profissional”, ou seja, inerente a determinada profissão e mais relacionado ao trabalho”;
METODOLOGIA: Os recursos metodológicos a serem utilizados deverão compreender os seguintes:
Aulas expositivas com ou sem utilização de equipamentos como data-show, retroprojetor e slides, debates sobre bibliografia indicada e textos relevantes, fichamentos, resenhas e estudos de caso. Utilização de filmes que proporcionem debates. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem (formulação de situações-problema).
A utilização de debates em sala de aula e seminários propiciará ao estudante de desenvolver a reflexão e a crítica, formulando projetos para a graduação de enfermagem que apontem para a resolução de problemas na saúde do trabalhador, sobretudo do município.
As disciplinas contarão ao final do módulo com os turnos matutinos e vespertinos para as devidas avaliações.