Conteúdo
DISCIPLINAS
APRENDIZAGEM EM DANÇA:
Fundamentos das Neurociências e do Comportamento Motor Humano com ênfase ao Desenvolvimento e Aprendizagem cognitivo-motora da Dança em todos os estilos, contextos e idades. Vivência do processo de aprendizagem através de experiências que visem o desenvolvimento da coordenação e do controle motor durante prática deliberada e observatória.
A ESTÉTICA DA DANÇA:
Estudo dos conceitos de estética e suas inter-relações com a dança. Análise das manifestações estéticas da dança, expressadas através dos elementos dramáticos inseridos nessa forma de arte.
ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DA DANÇA:
Estudo integrado da Dança enquanto manifestação artística, desde a Antigüidade Clássica até a época Contemporânea e a análise das ocorrências mais significativas, verificadas ao longo da história, estabelecendo relação com outras manifestações culturais e seus aspectos sociais, políticos, econômicos e ideológicos.
DANÇA CONTEMPORÂNEA:
Estudo do fenômeno da Dança Contemporânea, através de análises filosóficas, artísticas e corporais, visando a composição de referenciais para melhor compreendê-la como um signo inserido dentro de um contexto social de cultura.
DANÇA CRIATIVA:
Estudo dos fundamentos teóricos e práticos da dança criativa, das possibilidades que a mesma proporciona de movimentar-se livre de modelos pré-estabelecidos e de expressar-se corporalmente, através das técnicas de improvisação e de criação.
DANÇA E SAÚDE:
Estudo da dança e seus benefícios para a saúde do indivíduo em seus aspectos fisiológicos, físicos e nutricionais; das diferentes fases do crescimento humano e do processo de desenvolvimento motor aplicado à dança.
DANÇAS DE SALÃO:
Estudo das danças de salão nos seus aspectos teóricos e práticos, enfatizando a importância desta forma de dança dentro e fora do âmbito escolar, assim como a importância da pesquisa nessas áreas de conhecimento.
DANÇAS FOLCLÓRICAS E POPULARES:
A disciplina visa estudar o Folclore e a Cultura Popular, com ênfase nas danças, nos seus aspectos mais significativos, utilizando como dinâmicas a teoria e um percentual de práticas, destacando a importância desta linguagem de dança no panorama sócio-cultural e educacional, além de incentivar a pesquisa e a elaboração de novos textos nesta área de conhecimento.
METODOLOGIA DA PESQUISA NA DANÇA:
Estudo do conjunto de métodos, regras e postulados, destinados a instrumentalizar os alunos na montagem e elaboração de monografias e demais trabalhos técnicos, bem como em projetos específicos na área empresarial.
METODOLOGIA DO ENSINO DA DANÇA:
Estudo dos métodos de ensino da dança e a maneira como os conteúdos de dança podem ser trabalhados dentro e fora do âmbito escolar.
PEDAGOGIAS DO CORPO E DA DANÇA:
Estudo dos pressupostos teóricos e das práticas pedagógicas que estruturam a formação de corpos dançantes em diferentes estilos coreográficos presentes na cena contemporânea, enfatizando uma visão não-hierárquica destes estilos.
PROCESSO COREOGRÁFICO:
Estudo do Sistema Laban para a fundamentação de alguns conceitos relativos às pesquisas coreográficas. Experimentação de processos de construção coreográfica (concepção e criação).
PROJETOS E PROGRAMAS:
Estudo dos temas específicos dos Trabalhos de Conclusão, em reuniões coletivas, instrumentalizando o acadêmico para o desenvolvimento /execução de projetos.