Conteúdo
Conteúdo Programático
AVALIAÇÃO FUNCIONAL:
A disciplina visa proporcionar ao aluno, aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre, métodos de avaliação cineantropométrica e da flexibilidade. Instrumentalizar o aluno para a realização de avaliações posturais e elaboração de programas de reeducação postural adequados aos diferentes tipos de desvios posturais.
AVALIAÇÃO POSTURAL e PROPOSTAS de INTERVENÇÃO:
Instrumentalizar o aluno para a realização de avaliações posturais e elaboração de programas de reeducação postural adequados aos diferentes tipos de desvios posturais.
BIOESTATÍSTICA:
Propiciar aos alunos a aquisição de conhecimentos básicos sobre métodos estatísticos aplicados às ciências biomédicas. Estatística Descritiva. Probabilidade. Distribuições de Probabilidade. Amostragem. Estimação. Testes de Hipóteses. Correlação.
Capacitar os alunos a elaborar projetos de investigação com base em dados de observação bem como apresentá-los em publicações científicas
BIOLOGIA do ENVELHECIMENTO:
A disciplina visa proporcionar ao aluno, aquisição de conhecimentos teóricos sobre envelhecimento e biologia do envelhecimento, através de aulas expositivo-participativas e apresentação de seminários.
BIOMECÂNICA:
A disciplina apresenta noções básicas e gerais de biomecânica, introdução à cinemática e cinética; biomecânica dos sistemas muscular, ósseo e articular; métodos de instrumentação e avaliação biomecânica, com ênfase em dinamometria, cinemetria, variáveis antropométricas e eletromiografia.
BIOQUÍMICA e FISIOLOGIA do EXERCÍCIO:
A bioquímica e a fisiologia como instrumento de método e conhecimento para o entendimento adequado dos processos fisiológicos que agem no corpo humano durante a atividade física e o conhecimento e identificação das respostas fisiológicas produzidas nos diferentes sistemas orgânicos durante o exercício.
EXERCÍCIO FÍSICO, PREVENÇÃO e PROMOÇÃO DA SAÚDE em GRUPOS ESPECIAIS:
A disciplina tem como objetivo discutir os benefícios e os riscos da atividade física, exercício, ou esportes para os indivíduos saudáveis ou portadores de alguma doença crônica nos diferentes grupos especiais como crianças, adolescentes, gestantes e idosos dentre outros. A disciplina revisará noções de avaliação da saúde, aptidão física e estratégias de atividades para iniciar um programa de exercício e para a prevenção e reabilitação de indivíduos saudáveis ou com condições crônicas e metabólicas, como asma e diabete.
FISIOLOGIA e RISCO CARDIOVASCULAR no EXERCÍCIO FÍSICO e no ESPORTE:
A disciplina abrange fisiologia cardíaca, fatores de risco cardiovasculares, prevenção e sinais de alerta de agravo à saúde cardíaca durante a prática da atividade física e do esporte. Busca também revisar estudos epidemiológicos e oferecer noções básicas de testes de sobrecarga cardiovascular e de reabilitação após dano e reparação.
METODOLOGIA da PESQUISA:
Estudo do conjunto de métodos, regras e postulados, destinados a instrumentalizar os alunos na montagem e elaboração de monografias e demais trabalhos técnicos, bem como em projetos específicos na área empresa-esporte.
NUTRIÇÃO ESPORTIVA:
Estudo dos nutrientes que compõem os alimentos e sua aplicabilidade visando rendimento esportivo e saúde, e estudo do uso de recursos ergogênicos nas distintas modalidades esportivas, destinados a capacitar o aluno a orientar de forma geral indivíduos envolvidos com a prática esportiva, e a analisar de forma crítica a necessidade e segurança do uso de suplementos alimentares.
PSICOLOGIA do ESPORTE:
Aspectos psicológicos e socioculturais associados a participação e desempenho no esporte e no exercício físico. A criança e o adolescente no esporte. O papel da família na atuação esportiva. Motivação para praticas esportivas e para as situações de abandono. O papel do técnico na equipe. Fenômenos do esporte: motivação, atenção, concentração, comunicação, liderança, bem estar psicológico, sucesso, fracasso, ansiedade e estresse. Intervenções: técnicas de relaxamento e treinamento mental no esporte.
TRAUMA e REABILITAÇÃO no EXERCÍCIO FÍSICO e no ESPORTE:
A disciplina apresenta noções básicas e gerais do trauma no esporte, em relação ao treinamento do atleta, profilaxia de lesões, lesões mais freqüentes, lesões graves e reabilitação através do exercício físico.
TEORIA do TREINAMENTO FÍSICO:
Estudos das principais teorias de treinamento esportivo no que se refere aos objetivos, características e sua aplicabilidade nas diferentes modalidades esportivas. Planejamento de Macro e de Micro Ciclo do Treinamento acordo com as especificidades da modalidade, tempo disponível e tipos de competições.
Ótima Formacão Profissional
Hoje não sei mas a 20 anos atrás foi fundamental na minha formação profissional. Bons tempos. Sou realizada .
Ligia Kerkhoff
Especialização em Ciência da Saúde e do Esporte - Agosto 2011