Objectivos
A tradição dos estudos em Arte sempre esteve descolada de questões teórico-metodológicas e associada a normas e regimes, marcados pelo estudo descritivo e cronológico, com caráter historicista e impressionista. A pós-graduação em "Arte: Crítica e Curadoria" quebra esse paradigma e apresenta uma proposta inovadora, reunindo os elementos plurais. A proposta contextualiza a produção artística às mudanças tecnológicas, aos jogos de mercado e às polêmicas atuais. Não se trata de negar a tradição, mas de repensá-la à luz de recortes teórico-metodológicos do presente. Não é nosso objetivo atender de maneira mecânica às exigências do mercado de trabalho, mas ensinar o aluno a pensar e criar novos mercados de trabalho. Por isso, o forte embasamento teórico que visa a capacitar os profissionais para atuarem com competência crítica e senso de historicidade no cenário artístico cultural e no ensino superior. Uma das principais características da pós-graduação é dar formação acadêmica para o crítico-curador, entendendo as ações do historiador, do crítico e do curador de arte como indissociáveis e complementares. Ao fim do curso, o aluno estará apto para desenvolver atividades profissionais na interface entre história-crítica-curadoria de arte, podendo atuar na crítica de arte em empresas de mídia impressa e virtual, na consultoria de projetos artísticos e de artistas independentes e na curadoria e produção de eventos culturais de pequeno e grande porte em galerias, museus, centros culturais e institutos de arte. Outras linhas relacionadas são as de desenvolvimento de atividade docente em cursos superiores, além de organização de publicações, livros e catálogos de exposição, entre outras. As disciplinas foram projetadas enfatizando a formação teórica e levando o aluno a ter um raciocínio relacional que permita um modo de pensar novo, percebendo as produções com alto teor de novidade artística e discernindo novos direcionamentos artísticos de modismos contemporâneos. O conteúdo programático trata ainda da qualidade artística, da celebridade midiática e da responsabilidade da ação do crítico-curador como aquele que seleciona, exclui, atesta qualidade, divulga e propaga pela mídia, devendo ter consciência do valor de uma obra no mercado das artes para o processo cultural e para o processo histórico. Além disso, o aluno é estimulado a entender o projeto de curadoria em seu sentido completo - desde a concepção até a execução -, o que inclui, o modo de organizar o espaço de exposição e saber fazer projetos de captação de recursos, além de entender das questões de materiais e procedimentos de montagem de exposição. Entre os docentes estão reconhecidos profissionais da área, tais como: Alécio Rossi, Ana Maria D. Zilocchi, Cecília Salles, Christine Greiner, Daniela Bousso, Elaine G. P. Caramella, Fabio Cypriano, João Bandeira, Lenora de Barros, Lúcia Helena Sant'Agostino, Lúcio Agra, Marcelo Araújo, Maria Inês Raphaelian, Miguel Chaia, Miriam Chnaiderman, Naira Ciotti, Noemi Jaffe, Priscila Arantes, Renata Vieira Mota, Sandra C. R. Mraz e Vera Achatkim.