Objectivos
Todo sistema de produção e de consumo, natural ou artificial, implica na geração de uma certa quantidade de subprodutos e de resíduos. Levando-se em consideração a natureza, a localização e as quantidades geradas, estes resíduos podem apresentar um duplo problema: econômico (na medida em que eles constituem um gasto importante de matéria prima e de energia) e ambiental (perturbam os meios naturais e estão na origem de riscos de poluição para os seres vivos).
Somente nestes últimos anos é que se observou a tomada de consciência pelas sociedades dos mais diversos países, desta principal conseqüência do desenvolvimento urbano e industrial: o crescimento quantitativo e as transformações qualitativas dos resíduos gerados. Rejeitados nos corpos d’água, concentrados nos depósitos e aterros ou dispersos no solo, estes materiais constituem um problema de grande complexidade.
Neste sentido, e, sabendo-se que a produção de resíduos não cessa de crescer, é imperativo assegurar o seu gerenciamento através das estratégias de gestão destes materiais. Uma gestão racional das atividades econômicas e sociais não pode ser concebida sem a tomada de consciência desta realidade. A busca de uma solução a este problema deve obedecer a princípios rigorosos e, quando se está confrontando a um resíduo, três estratégias são possíveis:
• Alternativas de minimização de resíduos;
• Valorização de resíduos e,
• Eliminação eco-compatível para os resíduos os quais não puderam ser valorizados.
O curso proposto apresenta em debate a elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos. Tem como objetivo geral propor soluções aos problemas diagnosticados, permitindo a superação das limitações atuais e a consolidação de um sistema de limpeza urbana por meio da implantação da gestão integrada.