Conteúdo
CURSO BÁSICO DE ULTRASSONOGRAFIA EM ANESTESIA REGIONAL
Os procedimentos cirúrgicos realizados em regime ambulatorial estão se tornando mais freqüentes em virtude do desenvolvimento de técnicas cirúrgicas menos invasivas, da melhora no controle da dor pós-operatória e da necessidade de diminuição de custos.
O ultrassom tem se tornado uma modalidade cada vez mais popular na realização de bloqueios periféricos. As técnicas guiadas por ultrassom baseiam-se na visualização direta dos nervos, da agulha de bloqueios e das estruturas anatômicas adjacentes. Essa visualização das estruturas por meio do ultrassom com transdutores de alta freqüência proporciona ao anestesiologista a segurança do correto posicionamento da agulha e a monitoração da distribuição do anestésico local em tempo real, melhorando, assim, a qualidade do bloqueio. Soma-se a isso a vantagem de evitar complicações neurológicas traumáticas e não traumáticas (ex.: parestesia, hematoma), diminuição do volume anestésico a ser injetado quando comparado com as técnicas convencionais, como a estimulação nervosa, procedimentos de perda da resistência ou pesquisa de parestesias. Embora a neuroestimulação forneça grande auxílio na identificação dos nervos, esta não consegue, isoladamente, preencher todas essas exigências.
O entendimento clínico e tecnológico das imagens sonográficas da anatomia tem se desenvolvido muito na última década. O uso cotidiano das técnicas guiadas por ultrassom requer um equipamento de alta resolução e um alto grau de treinamento.
Anestesiologistas necessitam desenvolver plenamente seus conhecimentos das estruturas anatômicas envolvidas e adquirir uma sólida base em tecnologia de ultrassom, além de habilidades práticas na visualização das estruturas nervosas, pois a adequada realização depende da habilidade do executor.
Há poucos relatos na literatura que analisam a curva de aprendizado com a técnica de ultrassom.
E com o objetivo de aumentar o sucesso em anestesia regional com a associação da ultrassonografia aos procedimentos intervencionistas propomos aos anestesistas, ultrassonografistas, radiologistas, intensivistas, ortopedistas e vasculares a realizar um curso teórico e prático para a identificação exata da posição dos nervos, a localização precisa da agulha, sem lesões nas estruturas adjacentes e, finalmente, a injeção cuidadosa de anestésico local junto aos nervos. Por isso, acredita-se que os bloqueios guiados por ultrassom serão a técnica de eleição para anestesia regional num futuro não muito distante.
A proposta deste curso é demonstrar as técnicas de bloqueios nervosos guiados por ultrassom pela visibilização direta das estruturas nervosas, da agulha de bloqueio e das estruturas anatômicas adjacentes. Desta maneira, é possível depositar a solução de anestésico local precisamente em torno dos nervos e acompanhar a sua dispersão em tempo real, obtendo-se, assim, um bloqueio mais eficaz, de menor latência, menor dependência de referências anatômicas, menor volume de solução anestésica e maior segurança.
Vale salientar que este curso dispõe de vários Phantons Americanos da melhor marca do Mundo, Blue Phantom Ultrasound Training Model, específicos para Bloqueio de Nervos, sendo perfeitamente comparado ao corpo humano com patologia.
Programa e Conteúdo:
Conteúdo do Curso: O curso revisa os aspectos relativos aos mecanismos físicos para formação de imagens, a anatomia ultrassonográfica do neuroeixo e dos plexos nervosos e vasos adjacentes, os equipamentos e materiais empregados nos bloqueios, os ajustes do aparelho de ultrassom para melhorar as imagens, os planos de visibilização das agulhas de bloqueio e as técnicas e o treinamento em bloqueios guiados por ultrassom.
Programa do curso
Princípios Físicos, Noções da estruturas anatômicas na ultrassonografia,
Aplicação do ultrassom em Anestesiologia, Tibial-posterior, Fibular profunda e
Safeno. Racionalização da ultrassonografia para guiar acessos venosos.
Aula Prática com Phanton e Escaneamento Livre.
- Bloqueio dos Membros Superiores
Aulas : Região Axilar
1. Anatomia
2. Anatomia Ecográfica
3. Técnicas dos procedimentos guiadas por ultrassom
Aulas : Interescalenos
1. Anatomia
2. Anatomia Ecográfica
3. Técnicas dos procedimentos guiadas por ultrassom
4. Técnicas de introdução de catéteres
Aulas : Infraclavicular
1. Anatomia
2. Anatomia Ecográfica
3. Técnicas dos procedimentos guiadas por ultrassom
4. Técnicas de introdução de catéteres
Aulas : Região Supraclavicular
1. Anatomia
2. Anatomia Ecográfica
3. Técnicas dos procedimentos guiadas por ultrassom
4. Técnicas de introdução de cateteres
- Bloqueio dos Membros Inferiores
Aulas : Femoral
1. Anatomia
2. Anatomia Ecográfica
3. Técnicas dos procedimentos guiadas por ultrassom
4. Técnicas de introdução de catéteres
Aulas : Ciático subgluteal
1. Anatomia
2. Anatomia Ecográfica
3. Técnicas dos procedimentos guiadas por ultrassom
4. Técnicas de introdução de cateteres
Aulas : Ciático Via Poplítea
1. Anatomia
2. Anatomia Ecográfica
3. Técnicas dos procedimentos guiadas por ultrassom
O curso tem duração de dois dias em período integral, com carga horária de 20 horas. As aulas práticas (uso obrigatório de roupa branca ou guarda-pó) são orientadas pelos professores. Exige-se um aproveitamento superior 70%.
Professores:
Os professores da Escola têm uma experiência de mais de 20 anos no treinamento da especialidade e renome nacional. Mais de dez mil alunos já foram treinados, oriundos de todos os estados do Brasil e de alguns países da América Latina.
Documentos exigidos (xerox):
Diploma de médico e CRM.
Caso o médico já tenha entregado a documentação exigida na secretaria da escola não há necessidade de trazê-la novamente.
Investimento
O ex-aluno da FATESA/EURP possui 10% de desconto; (consulte programa fidelidade) PÓS-GRADUANDO da FATESA/EURP e médicos RESIDENTES (mediante apresentação de declaração, via fax) têm 20% de desconto.
Informações adicionais
Por motivos de custos administrativos, a inscrição não é devolvida, mas poderá ser trocada a data do curso, adquirir livros ou DVDs-aula da empresa Livromed.
No final do curso será entregue o certificado.
Devido ao grande número de solicitações para este curso e as vagas serem limitadas, pedimos para confirmar o período de interesse o mais breve possível.
- CURSO APROVADO PELA COMISSÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO, ÓRGÃO CRIADO PELA AMB E CFM PARA ACREDITAÇÃO E PONTUAÇÃO NA REVALIDAÇÃO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA.
- CURSO CERTIFICADO COM O SELO DE QUALIDADE DE ENSINO DA SBUS - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ULTRASSONOGRAFIA.
OBSERVAÇÕES RELEVANTES
- As datas dos cursos poderão ser alteradas pela FATESA/EURP, com aviso prévio ao aluno. As alterações das datas dos cursos realizadas pela FATESA/EURP deverão ser comunicadas com uma antecedência mínima de 10 (dez) dias, aos alunos. A FATESA/EURP não se responsabiliza por qualquer gasto realizado pelo aluno, em virtude destas mudanças.
- O aluno poderá solicitar a troca de data dos módulos com uma antecedência mínima de 10 (dez) dias, (mediante confirmação por e-mail ou fax), caso contrário, o aluno perderá a inscrição do módulo em questão, em virtude dos custos operacionais (produção do material didático, agendamento de pacientes, mobilização dos funcionários, e outros).