Carga Horária (Horas-Aula): 8
Material Didático: Apostila/Livro IT
Bloco de Notas
Certificado de participação
Pré-requisitos
Módulo 01 do curso.
Conteúdo
1. Interface Gráfica Interativa: Uma Mudança de Paradigma
Desenvolvimento de uma aplicação LWUIT que interage com o usuário oferecendo conteúdos de mídia. Apresenta diretivas para o projeto de interfaces, explorando padrões "comuns" em navegação na TV, atalhos, áreas reservadas, e etc.
2. Interagindo com a Programação: Manipulando Fluxos
Apresenta os princípios básicos para a manipulação dos fluxos de áudio e vídeo. Incorpora na aplicação desenvolvida anteriormente a escolha de fluxos de áudio e vídeo, utilizando a API JavaTV e explorando conceitos de JMF. Neste ponto, sua aplicação já é capaz de chavear os conteúdos de mídia apresentados, e também realizar o redimensionamento do vídeo para a apresentação de informações adicionais.
3. Canal de Interatividade: Liberdade de Comunicação
Utilização do canal de interatividade (ou canal de retorno) para retornar à emissora ou ao provedor de serviços interativos, o resultado das ações do usuário. Além do simples retorno de informações, neste ponto aprendemos a como oferecer novos serviços aos receptores de TV. Apresentação do paradigma de programação em redes cliente-servidor.
4. Comércio na TV: Uma Nova Possibilidade
O Canal de Interatividade e o middleware Ginga oferecem possibilidade de novos serviços de TV nunca antes visto na história. Explorando estes conceitos, neste ponto construímos uma aplicação de t-commerce, a qual recebe anúncios padronizados de uma loja de vendas virtual e permite que o usuário realize compras quando bem entender, através de seu controle remoto.