Conteúdo
Técnico em Segurança do Trabalho
É um curso profissionalizante. O aluno participa de projetos de educação do trabalhador, incluindo, especialmente, os programas de prevenção de risco à segurança e à saúde, controle de perdas humanas e perdas por danos à propriedade e ao meio ambiente. É uma profissão regulamentada que exige registro.
(Carga horária mínima: 1.200)
Mercado de Trabalho O profissional técnico em segurança do trabalho atua em empresas públicas e privadas ou em órgãos oficiais, como integrante dos serviços especializados regidos pelas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. Pode, também, atuar como prestador de serviços em empresas que, embora necessitem desse profissional, não tenham obrigatoriedade legal de mantê-lo em seu quadro funcional.
Pré-requisitos Para matrícula no curso, o candidato deve ter 17 anos completos e, no mínimo, estar cursando a 2ª série do ensino médio.
Método As situações de aprendizagem previstas para cada módulo têm como eixo condutor um projeto que considera contextos similares às condições reais de trabalho. Estudo de casos, proposição de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, visitas técnicas e trabalho de campo compõem o repertório de atividades.
Programa
MÓDULO 1
Ambientação e Projeto Profissional
Carga horária:40 h
Integra o aluno no campo da segurança e saúde do trabalho, mediante contato com profissionais da área e visitas a empresas nas quais os técnicos atuam. Propõe outras atividades vivenciais simuladas a fim de contextualizar o trabalho na área, de modo que o aluno possa articular suas expectativas sobre a profissão com as possibilidades que ela oferece, visando seu desenvolvimento profissional.
MÓDULO 2
Segurança e Saúde do Trabalho e Meio Ambiente
Carga horária:240 h
Inclui competências essenciais voltadas à fundamentação da prevenção de acidentes do trabalho e do meio ambiente e à proposição de medidas corretivas, tendo em vista a promoção da integridade física e mental do trabalhador e a preservação do meio ambiente. Envolve também competências relacionadas a aspectos e impactos ambientais.
MÓDULO 3
Higiene Ocupacional e Ergonomia
Carga horária:288 h
O aluno realiza procedimentos e técnicas para identificar, prevenir e controlar os riscos ambientais e agentes ergonômicos, desenvolvendo competências voltadas à prevenção de doenças ocupacionais.
MÓDULO 4
Riscos Ocupacionais em Segmentos Específicos
Carga horária:184 h
São desenvolvidas competências para a prevenção e controle de riscos inerentes a segmentos específicos, como construção, agropecuária, entre outros, e a processos de trabalho com eletricidade, máquinas e equipamentos e em espaços confinados.
MÓDULO 5
Eventos com Alto Potencial de Danos
Carga horária:108 h
Prevê competências para identificar e planejar ações de prevenção, monitoramento e de primeira resposta para prevenir a ocorrência de eventos com alto potencial de danos e adotar medidas para situações de emergência.
MÓDULO 6
Sistema de Segurança e Saúde do Trabalho
Carga horária:180 h
Enfatiza competências voltadas para o controle e a avaliação do Sistema de Segurança e Saúde do Trabalho e para ações educacionais.
MÓDULO 7
Empreendedorismo
Carga horária:40 h
Introduz questões relativas ao empreendedorismo, permitindo o desenvolvimento de um plano de negócios, a constituição de competências que favoreçam a criação de uma empresa e a atuação estratégica na prestação de serviços em segurança e saúde no trabalho.
MÓDULO 8
Sistema de Gestão Integrada
Carga horária:120 h
Inclui competências necessárias à percepção da integração dos sistemas de gestão de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho e responsabilidade social, como também sua implementação, com ênfase nas questões afeitas à cultura, ao clima organizacional e às pessoas.
O curso de Segurança no trabalho do SENAC -Osasco é um curso técnico com ótimo material didático e profissionais com formação de alta qualidade.
Anónimo
Curso Técnico em Segurança do Trabalho - Junio 2011