Missão do Curso:
Preparar o aluno para superar as adversidades e estimular a empresa a manter um compromisso efetivo com a cultura que preserve a integridade física dos trabalhadores e previna que eles sejam acometidos de doenças relacionadas aos contaminantes existentes no ambiente de trabalho. Neste contexto, fica claro o espaço para uma participação maior do profissional técnico em segurança, no que se refere ao planejamento, implementação das ações e verificações sistemáticas no seu sistema, uma vez que o seu grande desafio é integrar a Segurança às outras áreas da empresa, como a manutenção, a qualidade e a administração.
Perfil do Egresso:
- O Técnico em Segurança do Trabalho deverá ser um profissional capaz:
- Articular suas atividades profissionais com as ações dos demais agentes da equipe, assim como os conhecimentos oriundos de várias disciplinas ou ciências, destacando o caráter multiprofissional da prática.
- Deter uma melhor qualificação profissional, tanto na dimensão técnica especializada quanto na dimensão ético-política, comunicacional e de relações interpessoais, pois o que se observa atualmente é que a postura ética, os valores e princípios, que pertencem ao domínio das atitudes dos profissionais, não acompanharam a evolução científico-tecnológica. A formação dos profissionais de Saúde não pode desconsiderar as questões éticas sob o risco de agravar ainda mais a disparidade já existente entre conhecimentos/habilidades técnicas e as atitudes no perfil desses profissionais.
- Exercer o pleno exercício de suas funções mentais, cognitivas e sócio-afetivas, com capacidade de aprender com autonomia e assimilar o crescente número de informações.
- Adquirir novos conhecimentos e habilidades e enfrentar novas situações com dinamismo, flexibilidade e criatividade.
- Compreender as bases sócio-econômicas e científicas envolvendo ações relacionadas à segurança e saúde dos trabalhadores.
- Atuar em ações prevencionistas nos processos com auxilio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho;
- Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho;
- Orientar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC);
- Coletar e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho;
- Executar o Programa de prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e outros necessários aos programas de Segurança no trabalho das empresas e/ou instituições.
- Investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle.
Área de Atuação:
Todos os segmentos industriais, consultorias, hospitais, instituições de ensino, empresas de transporte, mineração, construção civil, tratamento de água e saneamento.
Indústrias, empresas da área de saúde, mineração, petróleo, siderurgia, construção civil, estabelecimento de ensino, transportes, comércio, agronegócios e serviços, dentre outras.
Duração: 18 meses
Período: Noturno
Vagas: 120
O Curso Técnico em Segurança do Trabalho é muito bom!
Thayna Hoffmann
Curso Técnico em Segurança do Trabalho - Octubre 2011