Dirigido a
PRINCIPAIS ATIVIDADES
Entre suas atividades diárias estão: esterilização dos instrumentos a serem utilizados; análise do pé do paciente; análise do calçado utilizado pelo paciente para verificar se há pontos de atrito, pressão plantar ou desgaste irregular; higienização da área a ser tratada; remoção de possíveis detrimentos na região das unhas; corte das unhas; polimento; remoção da cutícula em excesso.
O podólogo ou pedicuro pode atuar em diversos ambientes, inclusive dentro de sua própria casa, se assim desejar, como profissional autônomo. Pode também atender na casa de pacientes, em salões de beleza ou cabeleireiros, clínicas de estética, spas, hotéis, ou pode montar seu próprio consultório, chamado pelos profissionais da área de "gabinete médico". O podólogo precisa estar atento aos diversos concursos, eventos e feiras que ocorrem anualmente em diversos lugares do Brasil, promovendo encontros entre especialistas e oferecendo cursos para quem quer obter mais conhecimento na área.
MERCADO DE TRABALHO
O mercado para aqueles que se especializam e vão a fundo na profissão é bastante amplo. Diversificado, a podologia é uma área de saúde para aqueles que realmente se identificam com os pés humanos e, portanto, uma profissão ainda a ser explorada. Apesar de competitivo, os diversos locais em que o profissional pode atuar permite que haja sempre mão-de-obra requerida entre consultórios e clínicas. Além disso, se possuir um consultório próprio e nas condições desejáveis, o podólogo pode obter uma clientela freqüente, que garantirá seu nome no mercado.