Nova e promissora atividade, o técnico em
Petróleo e Gás tem um amplo mercado de trabalho na área de produção de energia, que requer profissionais conhecedores das técnicas de uso do
petróleo e do gás natural. Este novo contexto tecnológico reacendeu o mercado de trabalho recentemente, com a expansão da prospecção de petróleo e produção de derivados. Por ser uma formação altamente requisitada, a Petrobrás está absorvendo praticamente toda a mão-de-obra disponível e busca profissionais especializados a todo instante, tamanha a carência no setor. As empresas subsidiárias e prestadoras de serviços também estão investindo alto na produção de petróleo.
Perfil do profissional de Petróleo Gás
Os profissionais para o trabalho com
petróleo e gás são capacitados para transitar por todas as atividades ligadas ao petróleo e derivados, como em outras tarefas, por exemplo, transporte e armazenamento. Poderá optar por atuar na área de instrução, coordenação e avaliação de operadores. O curso requer conhecimentos de operação e manutenção de equipamentos elétricos, eletrônicos e computacionais (Informática, Telemática e Telemetria), química e matemática, entre outras ciências.
Competências Específicas
- Pesquisa e desenvolvimentos de métodos e produtos;
- Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade;
- Tratamentos prévios e complementares de produtos e resíduos;
- Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica;
- Condução e controle de operações e processos industriais, de trabalhos técnicos, reparos e manutenção. Com as limitações impostas pelo item c do § 2º do art. 20 da Lei nº 2800, de junho de 1956.