Curso Técnico Pleno em Eletrotécnica.
O curso Técnico em Eletrotécnica possui um programa acadêmico inovador com disciplinas que intercalam a teoria e a prática, qualificando o aluno para o mercado de trabalho.
Este curso é autorizado, a nível nacional, pela Secretária de Educação do Rio Grande do Norte através da portaria Nº 1083/2017 – SEEC/GS. Sendo assim, ao concluir o curso e ser aprovado, o aluno receberá um certificado reconhecido pelo MEC com validade nacional e poderá se vincular ao CREA.
Profissão.
O aluno formado no Curso Técnico em Eletrotécnica estará apto para atuar na instalação, montagem, operação e manutenção elétrica, aplicando métodos e técnicas científicas e tecnológicas e de acordo com procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho.
Ao final do curso, o aluno desenvolverá habilidades técnicas para otimizar sistemas convencionais de instalações e manutenção elétrica, realizar o controle de qualidade dos bens e serviços produzidos e instalar e fazer a manutenção de equipamentos e sistemas elétricos utilizando critérios de padronização e mensuração.
O profissional da área de Eletrotécnica poderá atuar nos setores:
- Industriais da Construção Civil
- Telecomunicações
- Informatica
- Industriais da Construção de Eletroeletrônicos
Metodologia de Ensino .
O curso é ministrado pela Escola Politécnica Brasileira através do seu Ambiente Virtual, com o uso de videoaulas, artigos, textos, apostilas digitais e atividades de fixação e avaliação, que ficam disponíveis 24 horas por dia na plataforma da instituição, permitindo que o aluno estude conforme sua disponibilidade.
O aluno decide quando está preparado para ser avaliado, agendando as provas nas datas e horários disponibilizados pela unidade remota mais próxima a ele.
As avaliações de cada curso individual que representa um componente curricular específico do curso referência escolhido, poderão ser realizadas ao término de cada curso ou ao final de todos os cursos.
As provas são baseadas no conteúdo estudado e nas avaliações virtuais executadas ao término de cada curso individual que representa um componente curricular específico do curso referência escolhido.
Mercado de Trabalho .
O profissional Técnico em Eletrotécnica possui um vasto mercado de trabalho, em franca expansão, com destaque para Concessionárias de Energia Elétrica, Prestadoras de Serviços, Indústrias em Geral, nas atividades de manutenção e automação, Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos. Suas principais atividades no mercado de trabalho são:
- Elaborar e interpretar projetos elétricos residenciais, comerciais e industriais;
- Execução, supervisão, inspeção e controle de manutenção em sistemas elétricos de potência;
- Assistência técnica;
- Execução, supervisão, inspeção e controle em serviços de manutenção eletroeletrônica, máquinas e equipamentos em sistemas automatizados de controle de processos industriais;
- Projetos e execução de instalações telefônicas, antena de TV/FM e TV a cabo, porteiro eletrônico, centrais de alarme e sinalização;
- Execução técnica de trabalhos profissionais bem como orientação e coordenação de equipes de trabalhos de instalações, montagens, operação, reparo ou manutenção;
- Coordenar e executar ações de conservação de energia;
- Prestar assistência a profissionais de nível superior da área, realizando cálculos, desenhos, especificações e orçamentos;
- Auxiliar profissionais de nível superior da área na realização de pesquisa científica e tecnológica.
Conteúdo.
Módulo 1
Carga horária: 383 horas
- Matematica Aplicada à Eletrotécnica - 48 horas
- Física aplicada à Eletrotécnica - 48 horas
- Eletricidade I - 83 horas
- Instrumentação (EWB) - 45 horas
- Curso de Formação em Libras I - 33 horas
- Eletrônica Básica - 83 horas
- Inglês Básico - 43 horas
Módulo 2
Carga horária: 443 horas
- Curso de Formação em Libras II - 45 horas
- NR10 Básico - 43 horas
- NR10 SEP - 43 horas
- Eletricidade II - 83 horas
- Segurança, saúde e medicina do trabalho - 40 horas
- Eletrônica Analógica - 83 horas
- Interpretação de Desenho Técnico - 63 horas
- Gestão de Qualidade em Obras - 43 horas
Módulo 3
Carga horária: 501 horas
- Eletricidade III - 83 horas
- Eletrônica Digital - 83 horas
- CLP - Controladores Lógicos Programáveis - 63 horas
- Fundamentos de Automação Industrial - 43 horas
- Máquinas elétricas - 83 horas
- Instalações Elétricas - 83 horas
- Eletrônica Industrial - 63 horas
Trabalho de Conclusão de Curso: 65 horas
Duração.
O Curso Técnico de Eletrotécnica possui 1.392 horas de carga horária.
Obs.: O aluno poderá realizar as provas do curso a partir do terceiro mês de estudo.