Nos últimos anos, foi identificada uma lacuna educacional, relacionada à formação técnica superior, na região sul mineira, para atender às pessoas que trabalham na área de tecnologia. Grande parte desta demanda, composta por empresas e funcionários, tem interesse em cursos tecnólogos, onde se destaca a área de Automação e Controle Industrial, pois existem diversas empresas que utilizam mão de obra qualificada neste ramo do conhecimento. Estas empresas precisavam recorrer a cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Campinas para contratar pessoal qualificado nesta área.
Os principais perfis identificados nesta demanda são os de pessoas que possuem o curso técnico e pretendem obter uma atualização na área de tecnologia e pessoas que ainda não têm formação tecnológica e observam uma grande oportunidade de crescimento profissional em um curso superior de tecnologia.
Com base nesse cenário, o INATEL passou a oferecer o Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial.
Perfil do Profissional
O Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial do Inatel tem, como perfil do egresso, um profissional com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Sendo o egresso capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando o seu espírito empreendedor, a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
O Tecnólogo em Automação Industrial é um profissional da área de exatas voltado para a solução de problemas práticos do dia a dia de uma empresa (ou indústria) atuando na implantação, operação, especificação, supervisão de processos ligados a automação industrial, gerenciamento de grupos de trabalho, projetos de sistemas de automação, análise de falhas e elaboração de orçamentos.
Ao concluir o curso de Tecnólogo em Automação Industrial o profissional estará apto ao seu exercício para o desenvolvimento sustentável do país, sempre com conduta ética e com respeito à vida.
Áreas de Atuação Inovações tecnológicas e otimização de sistemas industriais:
- Nos sistemas convencionais de produção, propondo e implantando novas técnicas fundamentadas na automação;
- Otimização de malhas de controle de processos industriais.
Instalação, configuração, operação e manutenção:
- Em softwares para aquisição de dados e controle de máquinas e softwares de supervisão e controle;
- De sistemas de uma planta industrial;
- Em equipamentos de automação industrial e residencial;
- Em sistemas que apresentem Comando Numérico Computadorizado (CNC);
- Em sistemas de comando e controle de sistemas pneumáticos e hidráulicos aliados à eletroeletrônica;
- De Controladores Lógicos Programáveis (CLP).
- Consultoria: de serviços e vendas de sistemas de automação industrial e residencial;
- Elaboração de orçamentos e assessoria: nos processos de compra, elaboração de programas e requisitos para a aquisição e verificação de bens, serviços e equipamentos, sistemas e partes de sistemas de automação e controle industrial.
Análise e avaliação de sistemas, processos ou de pessoas:
- Dos impactos ambientais e econômicos das soluções propostas, orientando-se pelos princípios da ética profissional e da responsabilidade social;
- Estudos de controle de qualidade, comercialização, instalação, ensaios, otimização, calibração, manutenção e reparos de equipamentos e sistemas de automação industrial;
- Compreender e elaborar soluções para minimizar o impacto ambiental que os sistemas de automação industrial podem provocar na natureza, entendendo que os modernos processos industriais precisam ter sustentabilidade;
- Acompanhar o desenvolvimento tecnológico nas áreas de automação e controle industrial e das tecnologias agregadas a este campo do conhecimento, organizando-os e disponibilizando-os para a comunidade.
- Conduzir e supervisionar trabalhos técnicos em equipes e grupos de trabalho nas empresas, atuando na gestão de recursos humanos e processos.
Produção técnica:
- Realizar produções técnicas especializadas sob a supervisão e direção de engenheiros;
- Empregar ferramentas matemáticas e físicas para entender como funcionam, de forma adequada, sistemas de automação e controle industrial;
- Participar da elaboração, modificação, avaliação, verificação da adequação e cumprimento de normas relacionadas a sistemas de automação e controle industrial (normas de EMC, Ex, SIL, ISSO, entre outras);
Grade Curricular
A carga horária do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial é de 2.600 horas, com prazo mínimo para integralização de 3 anos e máximo de 5 anos.
Seguem detalhes:
Carga Horária Teórica: 1.600 horas
Carga Horária Prática: 720 horas
Tópicos Especiais: 80 horas
Estágio Supervisionado: 200 horas