Conteúdo
A Logística é considerada como a nova fronteira para a competitividade empresarial. Ela é a defensora de número 1 do serviço ao cliente. As empresas ganham a concorrência à medida que são capazes de oferecer o produto certo para o cliente certo, no tempo exato, no local determinado e nas condições desejadas. Isto é uma tarefa da Logística.
A missão do gerenciamento logístico é de planejar e coordenar todas as atividades necessárias para alcançar níveis desejáveis dos serviços ao cliente e qualidade ao custo mais baixo possível. É o elo de ligação entre o mercado e a atividade operacional da empresa.
A logística amplia seu raio de ação para toda a cadeia de suprimentos. A cadeia de suprimentos representa uma rede de organizações que produzem valor, na forma de produtos e serviços, que é colocado nas mãos do consumidor final. Cada uma das organizações é dependente das outras e a logística tem como finalidade obter uma maior cooperação entre as organizações para oferecer maior valor para o cliente. O relacionamento deixa de ser adversário para ser cooperativo.
A força da logística hoje é que ela está voltada para resultados em termos de satisfação do cliente. Para isto ela trespassa todas as áreas funcionais da empresa com o objetivo de que as atividades da empresa sejam realizadas de forma a proporcionar o melhor valor ao cliente ao melhor custo para a empresa.
A nova onda de desenvolvimento, que já foi iniciada na região norte da grande Belo Horizonte, vem demandar um número expressivo de profissionais com a especialização em logística.
A Linha Verde é uma realidade que facilitou de forma extraordinária a conexão da capital às cidades circunvizinhas. Esta rodovia está praticamente pronta e quando concluída tornará a região ainda mais integrada e favorecida para novos empreendimentos.
Por outro lado, o novo Centro Administrativo do Estado, que está sendo construído ao lado da Linha Verde, na área antes ocupada pelo Hipódromo Serra Verde, reforça a emergência de um pólo de desenvolvimento na região norte de Belo Horizonte. Calcula-se que pelo menos 16 mil servidores e 10 mil prestadores de serviço se deslocarão diariamente para o Centro Administrativo que abrigará as sedes administrativas de 17 Secretarias de Estado e órgãos estaduais.
Outro fator fundamental para o desenvolvimento da região norte foi à reativação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves. A revitalização do aeroporto dentro dos moldes de aeroporto indústria, com um tratamento fiscal diferenciado para importações e exportações, tem atraído diversos empreendimentos. As empresas ali instaladas terão tratamento tributário diferenciado, tanto para a importação de componentes como para a exportação de produtos acabados de alto valor agregado, montados no espaço do aeroporto industrial. Três empresas já estão sendo instaladas na área do aeroporto: Maxtrack, Clamper e VMI, fabricantes de produtos eletroeletrônicos de avançada tecnologia e a recém-anunciada First Wave, empresa americana do mercado aeroespacial que, segundo divulgado, deverá gerar 200 empregos diretos e outros 200 indiretos.
Em 18/09/2006 a Gol inaugurou, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, o novo centro de manutenção de sua frota gerando duzentos e cinqüenta empregos diretos. Várias empresas se mostraram interessadas em se instalar na região para fornecer serviços para a Gol. A companhia informou que o hangar tem cerca de 60 fornecedores em potencial.
Alinhados a estas tendências, os profissionais formados pelo Curso Superior de Tecnologia em Logística da FATEMIG serão profissionais capazes de:
-Desenvolver sistemas logísticos que visem à melhoria da qualidade no serviço ao cliente;
-Racionalizar os recursos com vista à redução dos custos logísticos, da produção à entrega;
-Analisar e decidir por tecnologias para o aumento da produtividade;
-Otimizar os custos logísticos;
-Atuar como gestor, com visão estratégica integrada do negócio, adotando políticas de resultados
com perspectivas dos impactos econômico, ambiental e social;
-Utilizar o conhecimento técnico como ferramenta de vantagem competitiva para as empresas
regionais, frente à globalização econômica;
-Definir estratégias da operação de toda logística organizacional;
-Identificar seu público alvo, necessidades dos clientes e definir as estratégias de marketing;
-Satisfazer e promover a fidelidade de clientes, fornecedores e parceiros estratégicos;
-Participar de processos de negociação;
-Gerenciar toda cadeia produtiva de uma organização;
-Calcular os custos, preços e efetuar a análise de viabilidade financeira de projetos;
-Criar, implementar e gerenciar operações e projetos de logísticas e cadeias de suprimentos;
-Desenvolver projetos integrados de logística;
-Disseminar a gestão logística na empresa;
-Estimular a difusão de tecnologias e informações buscando a otimização dos processos logísticos visando garantir a qualidade dos produtos e serviços.