Objectivos
O Curso de Tecnologia em Redes de Computadores tem por objetivo a formação de profissionais capacitados a administrar, dimensionar, solucionar e exercer atividadesna área de redes computacionais, promovendo a integração de sistemas de gestão capazes de reduzir riscos e impactos e otimizar a utilização de recursos, desempenhando com competência as atividades de diagnóstico, avaliação e prognóstico, planejamento e intervenção em diferentes contextos organizacionais. O curso objetiva, ainda, a formação de profissionais capazes de inovar, através de abordagens mais criativas, na busca de soluções e no desenvolvimento de novas tecnologias. O egresso estará preparado a atuar em diferentes ambientes organizacionais, com ênfase em atividades de planejamento e implementação de redes de computadores, com base nas novas tecnologias de informação.
Conteúdo
O Curso
Não é possível nos dias atuais pensar em uma empresa sem uma rede de computadores. Desde pequenos estabelecimentos a grandes corporações observa-se um uso intensivo da comunicação de dados para alavancar os negócios. Isto não é diferente na nossa região. Um recente estudo desenvolvido pelo Centro Universitário Moura Lacerda mostrou que existe um aumento anual muito grande de redes sem fio espalhadas pela cidade de Ribeirão Preto, evidenciando assim a popularização desse tipo de tecnologia. Sendo assim, a possibilidade de mercado de trabalho aumenta proporcionalmente nessa área. O curso de tecnologia em redes de computadores do Centro Universitário Moura Lacerda foi criado visando esse crescente mercado. O tecnólogo em Redes de Computadores é o profissional que elabora, implanta, gerencia e mantém projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância. Trabalha e estuda a conectividade entre sistemas heterogêneos, faz o diagnóstico e soluciona problemas relacionados à comunicação de dados, segurança de redes, avalia o desempenho, configura serviços de rede e de sistema de comunicação de dados, entre outras atividades relacionadas. Para tanto, é preciso ter conhecimentos de instalações elétricas, teste físico e lógico de redes, normas de instalações e utilização de instrumentos de medição e segurança como requisitos à atuação desse profissional.
Áreas de atuação
O curso possibilita a seus egressos um vasto campo de atuação profissional, com atividades de planejamento, análise, controle, projeto e gerenciamento de redes, tanto cabeada quanto sem fio, atuando no segmento industrial, agrícola, de serviços, instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e não-governamentais, com atuação nas áreas de administração, configuração, análise de desempenho, dimensionamento e integração de redes de dados. A otimização da infra-estrutura de uma rede, a análise de desempenho, rotinas de planos de contigências, entre outras, são algumas das atividades desse profissional.