Curso de Densitometria Óssea
O curso visa capacitar o médico para executar e interpretar este exame que é atualmente a principal técnica utilizada para o diagnóstico e monitoramento da osteoporose. A Densitometria óssea é uma técnica precisa não invasiva, mas necessita um bom controle de qualidade na sua execução. Neste curso são demostrados os principais sítios ósseos para o diagnóstico densitométrico: coluna lombar, fêmur proximal e antebraços.
Requisito:
O requisito necessário para fazer o curso é que seja médico.
Programação Teórica:
- Osteoporose – Introdução: Epidemiologia, Definição, Manifestações e Diagnóstico
- Princípios da Densitometria Óssea e da Avaliação da Osteoporose
- Princípios da Biologia e da Qualidade Óssea
- Novos Critérios Diagnósticos em Densitometria Óssea
- Critérios para Avaliação das Respostas Terapêuticas
- Métodos de Avaliação por US Quantitativo
Início: 8horas
Término: 12h
O Curso tem duração de dois dias com carga horária de 20 horas destinadas a atividades teóricas e práticas. Exige-se um aproveitamento superior a 70%.
Professores:
Os professores da Escola têm uma experiência de mais de 21 anos no treinamento da especialidade e renome nacional. Mais de quinze mil alunos já foram treinados, oriundos de todos os estados do Brasil e de alguns países da América Latina.
Coordenadores responsáveis:
Prof. Dr. Francisco Mauad Filho
Prof. Dr. José Augusto Sisson de Castro
Documentos exigidos (xerox):
Diploma de médico e CRM.
Caso o médico já tenha entregado a documentação exigida na secretaria da escola, não há necessidade de trazê-la novamente.
Informações adicionais
No final do curso o aluno recebe o certificado.
OBSERVAÇÕES RELEVANTES
- As datas dos cursos poderão ser alteradas pela EURP, com aviso prévio ao aluno. As alterações das datas dos cursos realizadas pela EURP deverão ser comunicadas com uma antecedência mínima de 10 (dez) dias, aos alunos. A EURP não se responsabiliza por qualquer gasto realizado pelo aluno, em virtude destas mudanças.
- O aluno poderá solicitar a troca de data dos módulos com uma antecedência mínima de 10 (dez) dias, (mediante confirmação), caso contrário, o aluno perderá a inscrição do módulo em questão, em virtude dos custos operacionais (produção do material didático, agendamento de pacientes, mobilização dos funcionários, e outros).
- CURSO APROVADO PELA COMISSÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO, ÓRGÃO CRIADO PELA AMB E CFM PARA ACREDITAÇÃO E PONTUAÇÃO NA REVALIDAÇÃO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA.
- CURSO CERTIFICADO COM O SELO DE QUALIDADE DE ENSINO DA SBUS - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ULTRASSONOGRAFIA.