Objectivos
A admissão nos mestrados em Economia das principais instituições passa, necessariamente, pela classificação no exame anual da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC). Apenas os mais bem avaliados nessa prova são selecionados por centros de excelência, daí a relevância de um curso preparatório de qualidade, como o oferecido pela COGEAE/PUC-SP.
A estrutura do curso é dividida em cinco disciplinas, que correspondem à cada uma das provas que compõem o exame nacional: Macroeconomia, Microeconomia, Economia Brasileira, Estatística e Matemática. Os professores são experientes, com contato próximo à linha de avaliação da associação.
A metodologia conta com aulas expositivas e resolução de exercícios de avaliações anteriores em sala de aula, para que os alunos se familiarizem com o estilo de prova. O exame da ANPEC tem um formato diferenciado, onde cada resposta errada anula a pontuação de uma alternativa assinalada corretamente, exigindo bastante preparo e treino dos candidatos.
Para um melhor rendimento na abordagem matematizada e da Teoria Econômica, os alunos dependem de conhecimentos aprofundados das técnicas matemáticas e estatísticas que serão usadas em Macro e Microeconomia, como cálculos diferenciais e integrais, maximização simples e condicionada etc.
Por essa razão, a disciplina de Matemática será enfatizada no período inicial do curso, permitindo aos estudantes embasamento sólido das técnicas no momento em que for feita a abordagem dos modelos teóricos.