Em resumo, os objetivos do curso são os seguintes:
Capacitar os alunos no conhecimento das teorias, leis, princípios, métodos e tecnologias relacionadas direta ou indiretamente à Engenharia de Petróleo.
Possibilitar aos alunos uma visão abrangente, por meio da adoção de disciplinas de outras especializações, dentre elas a Informática e a Administração.
Capacitar os alunos a serem gerenciadores de empreendimentos;
Possibilitar aos alunos do curso de Engenharia de Petróleo conhecimento orientado que os capacitem a atuar em todos os ramos relacionados à Indústria de Petróleo, bem como integrar equipes multidisciplinares responsáveis pelo projeto e desenvolvimento de campos de petróleo em geral e no mar, em particular.
Mercado de Trabalho
A melhoria do trabalho é o principal objetivo desse ramo da engenharia. O Engenheiro de Petróleo promove a interação da mão-de-obra, matérias-primas e equipamentos, planejando, acompanhando e controlando o processo, de modo a obter maior produtividade e qualidade, menores custos e atendendo às necessidades dos clientes.
Seus serviços são demandados em empresas públicas e privadas dos setores primário, industrial, comercial ou de serviços. Além destas atividades, este profissional tem perspectivas interessantes na área docente, tanto em universidades e faculdades quanto em cursos de formação profissional.
Duração e Vagas
O Curso de Engenharia de Petróleo tem a duração mínima de 5 (cinco) anos, e máxima de 9 anos. São oferecidas 50 vagas diurnas e 50 noturnas.