Conteúdo
Eficiência Energética
Diagnóstico Energético em Sistema Motrizes
São Paulo,
Apresentação:
A classe industrial é a de maior consumo de energia elétrica do País, chegando a 36 % do consumo total de energia elétrica. Este consumo total de energia elétrica foi de 464,7 bilhões de kWh no ano de 2015, segundo a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, sendo também responsável por expressivo potencial técnico de perda de energia (conservadoramente pode-se considerar 10 a 15% deste potencial técnico). Os sistemas motrizes consomem 62% do total de consumo de energia elétrica do setor industrial.
A escassez de recursos naturais, o quadro econômico de instabilidade e um processo competitivo global pelo qual tem passado a sociedade nestes últimos tempos, sobretudo no momento atual mediante a crise mundial vigente, tem exigido a minimização dos custos.
Reduzir o desperdício e os custos com energia tem sido prioridade para as indústrias. Isto vem sendo feito diminuindo-se as perdas de energia no processo produtivo, especificando-se equipamentos com máxima eficiência e operando-os o mais próximo possível dos pontos de eficiência máxima.
Para analisar as alternativas para a redução do desperdício de energia elétrica, e consequentemente de recursos e mostrar como a empresa pode alcançar a tão desejada eficiência energética, estruturamos este curso.
Confira o programa e garanta desde já a sua participação.
Objetivos do curso:
Promover a eficiência energética em empresas do setor industrial, treinar e capacitar seus profissionais, para que atuem como agentes multiplicadores, disseminando os conceitos de eficiência energética em sistemas motrizes, além de contemplar a monitoração, verificação e a divulgação dos resultados. Proporcionar ambiente para criação de CICE – Comissão Interna de Conservação de Energia nas indústrias para que criem a cultura de Eficiência Energética em toda a planta.
Público-alvo: Profissionais das áreas de custos, engenharia de manutenção, engenharia térmica, engenharia de produção, operadores de sistemas industriais, atuantes em indústrias, grandes consumidoras de energia elétrica e as grandes distribuidoras de energia.
Conteúdo Programático:
Benefícios da Implantação do Programa de Gestão Energética - PGE
O sistema de gestão de energia elétrica tem como objetivo principal definir e encontrar variáveis de consumo dentro da indústria que possam ser controladas, viabilizadas e otimizadas, gerando indicadores e recursos que demonstrem eficiência dos fatores que afetam diretamente o consumo e uso final da energia.
Estruturação de Comissão Interna de Conservação de Energia - CICE
· Análise da Estruturação e Atribuições
· Vantagem da atuação da CICE
· Atribuições dos membros e
· funcionamento.
Importância da Comunicação , Gestão e Monitoramento do PGE – Programa de Gestão Energética
· Campanha e lançamento do PGE
· Estratégias de Divulgação para o envolvimento de todos
· Análise das melhores práticas de mercado para melhoria contínua do Programa
Estudo e Análise Energética para Identificação de Desperdícios e de Oportunidades de Melhorias
· Medição
· Consumo e custo de energia elétrica
- Consumo específico
- Custo específico
· Estratégias para reduzir o consumo específico de energia elétrica
-Economia em kWh
-Economia em R$
· Análise de viabilidade econômica
· Orientações para realizar o rateio de energia elétrica e
Estratégias e Orientações para o Melhor Gerenciamento da Demanda
· Controle de índices
· Uso da energia
· Meio Ambiente
· Instalações elétricas
· Iluminação
· Força motriz
· Ventilação e bombeamento
· Ar comprimido
· Ar condicionado
· Refrigeração e Aquecimento
Carga Horária: 8 horas
Instrutor: Graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG, com curso de MBA – Gerência de Negócios pela FGV, qualificado como engenheiro de sistemas industriais, com experiência nacional e internacional na área de sistemas operacionais em instalações industriais nucleares e convencionais. Trabalhou 30 anos na área de energia, exerceu a função de engenheiro chefe da área de materiais e logística em empresa de grande porte, foi instrutor de termodinâmica em treinamento de engenheiros e técnicos em usinas térmicas convencionais e nucleares.
Informações Úteis:
Horário: Credenciamento entre 8h30 e 9h
Treinamento: das 9h às 17h
Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.