Conteúdo
Curso de extensão
Economia e Gestão dos Recursos Naturais PROGRAMA
Evolução histórica dos conceitos e abordagens do desenvolvimento sustentável: contexto histórico das preocupações com questões relacionadas à preservação do meio ambiente e utilização dos recursos naturais; conceitos básicos e principais abordagens para o alcance do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade na utilização dos recursos naturais. Agenda 21 - principais elementos, objetivos e estudos de caso sobre a implementação de seus princípios em diferentes localidades do mundo.
Teorias Econômicas Aplicadas ao Meio Ambiente: principais conceitos da economia ambiental (a abordagem neoclássica) e da economia ecológica e diferenças entre cada abordagem. Abordagem dos problemas ambientais como falhas de mercado pela economia ambiental: teoria dos bens públicos e teoria das externalidades.
Crescimento Econômico e Desenvolvimento: limites ao Crescimento e a curva de Kuznets ambiental. Efeitos colaterais do crescimento econômico e do comércio internacional sobre o meio ambiente.
Economia da poluição ambiental: internalização do dano e dos custos de controle; princípio poluidor-pagador, análise custo-benefício. Instrumentos econômicos de política ambiental: instrumentos de comando e controle e incentivos de mercado (certificados negociáveis de poluição).
Economia das mudanças climáticas: evidências das mudanças climáticas no Brasil e no mundo ao longo da história e seus efeitos para a economia e a sociedade. Funcionamento e utilização de instrumentos políticos e econômicos para o controle das emissões de gases do efeito estufa (protocolo de Quioto e a evolução do mercado de carbono no Brasil e no mundo).
Economia dos recursos naturais: teoria e estratégia para gestão dos recursos não-renováveis (mineração, petróleo e gás natural) e dos recursos naturais renováveis (recursos hídricos, florestais, pesqueiros).
Análise e gestão de risco ambiental: tipos de risco e principais etapas da análise de risco. Principais estratégias de gestão de risco ambiental: análise comparativa de riscos, análise de riscos baseada em benefícios e análise de custo e benefício.
Avaliação de custos e benefícios na definição de políticas ambientais: conceitos e métodos. Definição dos tipos de custos e benefícios associados às políticas ambientais. A abordagem da relação física com o meio ambiente e a abordagem da relação comportamental com o meio ambiente. Ajustes na valoração ao longo do tempo relacionados aos custos e benefícios de políticas ambientais. Exemplos de aplicação para políticas de melhoria da qualidade do ar, da água e para gestão de resíduos. PROFESSOR:
Ticiano Costa Jordão é um engenheiro civil e ambiental formado pela PUC-Rio com título de engenheiro mestre pela Universidade Técnica de Praga e doutorando em engenharia ambiental pela faculdade de tecnologia química da Universidade de Pardubice (República Tcheca). Ele é professor, coach e consultor em governança corporativa, responsabilidade social e sustentabilidade empresarial com larga experiência em gestão, contabilidade e comunicação para stakeholders no contexto do desenvolvimento sustentável das organizações. Ele também é professor e pesquisador em temas relacionados à política, gestão e conservação de recursos naturais, gestão estratégica de recursos energéticos renováveis e análise do ciclo de vida.
Ele é o co-fundador e diretor executivo da CRUSUS , uma rede internacional de especialistas em educação, pesquisa e consultoria em sustentabilidade. Ele também é co-fundador da rede internacional de sustentabilidade na aviação civil (SUSAV.
Entre suas colaborações externas atuais, destacam-se:
· consultor associado da empresa Nicomak (desde maio de 2014)
· vice-presidente e co-fundador da câmara de comércio tcheco-brasileira em Praga (desde 2008)
· Pesquisador do Instituto de Negócios Sustentáveis da Universidade de Economia em Praga (desde setembro de 2013)
Ele possui várias publicações sobre responsabilidade social e sustentabilidade empresarial relacionadas com o setor da aviação civil, a indústria agro-alimentar, o setor de hospitalidade e o setor de geração e distribuição de energia. Em seus trabalhos de pesquisa e consultoria, a análise de oportunidades em eco-eficiência com o uso de ferramentas de avaliação do ciclo de vida e o uso do Sustainability Balanced Scorecard na gestão estratégica para a sustentabilidade empresarial é uma abordagem predominante. Nos últimos dez anos, ele tem ministrado cursos e seminários sobre temas supracitados, em universidades e empresas na República Tcheca, Brasil, Portugal, França, Espanha, Inglaterra, e no Principado de Mônaco.