Conteúdo
O curso Digital e Virtual da Escola de Arti Visive do IED São Paulo prepara o estudante para atuar em diversos segmentos do mundo digital. O curso é dividido em três grandes áreas: animação e motion graphic, edição de vídeo e interatividade. O percurso formativo implantado pela escola garante ao aluno o conhecimento de todos os meios necessários ao desenvolvimento de projetos e da própria tecnologia da comunicação. O estudante é estimulado a conceber criações inovadoras, mas sempre com visão crítica. O ponto principal não é “como fazer” e sim “por que fazer”.
Outra característica importante é que o curso não está focado em uma atividade específica, ou seja, o estudante não é formado apenas para fazer games ou animações, mas produtos derivados da compreensão que o aluno desenvolve com o uso de várias tecnologias, integradas de forma inovadora. O objetivo é criar interação. O curso faz o estudante pensar como é possível desenvolver trabalhos com interatividade e de forma criativa, utilizando ferramentas como vídeo, animação, e programas 3D. O curso é voltado para o experience design, o design voltado para experiências possibilitadas pela tecnologia, e não simples construção de objetos e serviços.
O profissional
O designer de digital e virtual formado pelo curso da Escola de Arti Visive é um profissional híbrido. Desenvolve tecnologias inovadoras e usa as existentes nos mais variados projetos no meio digital. Deve ter uma base conceitual forte, o que lhe permitirá enfrentar todas as constantes mudanças promovidas pelos avanços tecnológicos do setor e obter bons resultados.O profissional está apto a desenvolver projetos para sites, telefones celulares, vídeos etc.
Domina a tecnologia e tem criatividade para criar games e animação, projetar cenários para eventos nos mais diversos espaços, entre outras competências. Também pode ter boa desenvoltura para programação.
O designer de digital e virtual trabalha de forma integrada e sabe articular suas ideias com as de profissionais de outras áreas de atuação. No desenvolvimento de um projeto, trabalha sobre uma ideia comum, compartilhando competências. Pode atuar em empresas de grande porte ou em estúdios de criação.
Áreas de estudo
Cultural: arte moderna, história do cinema, história da gráfica, sociologia da comunicação, semiótica, comunicação visual contemporânea
Técnica e tecnológica: linguagem visual, técnicas de ilustração, modelação 3D, fotografia, computação gráfica (Photoshop, Ilustrator, After Effects, Flash, Maya, Final Cut), geometria, marketing
Projetual: laboratório de tendências, projeto digital, produção de vídeo, produção de áudio, projeto de animação, projeto de interatividade