Descobrindo a Bíblia Hebraica
Mergulhe na riqueza das escrituras hebraicas e descubra os significados escondidos nos textos antigos que foram perdidos durante séculos de traduções. Descubra a vida por trás de histórias e personagens bíblicos famosos em uma jornada espiritual inesquecível.
Descrição do curso.
Aproxime-se das vidas de Adão, Noé, Abraão, Isaque, Jacó e José em uma jornada cronológica interpretativa por suas histórias e descubra interpretações únicas.
Resumo do programa.
1. Adão: Seu fracasso e sua esperança (parte 1)
Adão e Eva são o casal mais conhecido da história da humanidade e não podem ser analisados separadamente. Neste capítulo, discutiremos a primeira e a segunda criação, além dos suprimentos de Deus para humanos e animais.
2. Adão: Seu fracasso e sua esperança (parte 2)
Nesse capítulo examinaremos a vida de Adão no Jardim do Éden, conversaremos sobre a criação de Eva, sobre a árvore do conhecimento e a queda de Adão e Eva.
3. Adão: Seu fracasso e sua esperança (parte 3)
Nesse capítulo veremos o que acontece com Adão e Eva, e a serpente, após suas quedas. Qual é a punição de Deus para cada um deles?
4: Noé: A vida do novo Adão (parte 1)
Nesse capítulo conhecemos Noé e tentaremos entender Noé como um personagem bíblico e os eventos associados com a sua figura. Discutiremos as gerações de Noé e o seu papel como o novo Adão (Adam) - a esperança de um mundo devastado.
5. Noé: A vida do novo Adão (parte 2)
Nesse capítulo discutimos a graça do Senhor para Noé durante o dilúvio e a obediência de Noé perante Deus. Qual foi o pacto de Deus com Noé e como ele abençoou Noé e seus filhos?
6. Abraão: A vida do nosso patriarca (parte 1)
Abraão é um dos personagens favoritos da Bíblia. Ele é considerado "o pai" do judaísmo, cristianismo e islamismo. Examinaremos os primeiros anos de Abraão e o seu chamado Divino para continuar na Terra Prometida. Também aprenderemos sobre a visita de Abraão ao Egito e a sua despedida de Lot.
7. Abraão: A vida do nosso patriarca (parte 2)
Continuaremos aprendendo sobre a vida de Abraão. Falaremos sobre a reafirmação da promessa do Senhor depois que Lot se despediu de Abraão. Então examinaremos a obediência de Abraão ao Senhor, sua missão ousada de resgatar Lot e os eventos que seguiram.
8. Abraão: A vida do nosso patriarca (parte 3)
O próximo capítulo da Bíblia começa com uma visão de Deus se aproximando de Abraão para prometer proteção e recompensas. Nesse capítulo falaremos muito sobre as recompensas de Abraão e a grande promessa de Deus, além do pacto que fizeram.
9. Abraão: A vida do nosso patriarca (parte 4)
Abraão é famoso pelo nascimento de seu filho Isaque em uma idade avançada, tanto ele quanto sua esposa Sara. Leremos sobre os visitantes celestiais enviados pelo Senhor até Abraão e as notícias que trouxeram. Também examinaremos o julgamento de Sodoma e Gomorra e a fuga de Lot.
10. Abraão: A vida do nosso patriarca (parte 5)
Nessa aula trataremos do maior teste da fé de Abraão em Deus: O pedido de Deus para que Abraão sacrificasse seu filho, Isaque. Discutiremos esse desafio de fé e como Abraão lidou com ele, além de analisar o capítulo que narra Isaque no altar de sacrifício.
11. Abraão: A vida do nosso patriarca (parte 6)
Esse capítulo lida com o Anjo do Senhor que impediu que Abraão sacrificasse seu filho. Onde mais esse anjo aparece na Bíblia? O que Abraão deve fazer ao invés de sacrificar Isaque? Como ele é recompensado por sua fé?
12. Isaque: Tal pai, tal filho (parte 1)
Focamos nossas atenções na figura especial que é Isaque. Já sabemos tanto sobre ele da por causa do seu pai Abraão e agora nos aprofundaremos. Leremos sobre a história de Isaque e sua esposa Rebeca, como a história se repete e como o destino de Isaque tem semelhança com o de seu pai.
13. Isaque: Tal pai, tal filho (parte 2)
Seguindo a aula anterior, analisaremos a relação entre os eventos na vida de Isaque e do seu pai - Abraão. Perceberemos que as semelhanças não são mera coincidência. Qual é a relação entre o sucesso de Isaque e as bênçãos de Deus? Quais são os eventos que levam ao renascimento de Isaque e quais problemas familiares ele teve que enfrentar?
14. Jacó: Um homem de luta
Jacó é considerado o patriarca dos israelitas. O pacto de Deus com Abraão continua através de Jacó (seu neto). Examinaremos profundamente por que Jacó era um homem de conflitos e iniciaremos a discussão pelo conflito com seu irmão (Esaú) no ventre de sua mãe (Rebeca).
15: Jacó: Direito de Esaú
Continuaremos nossa análise de Jacó e observaremos de perto a dinâmica familiar entre Jacó e seu irmão Esaú, bem como entre cada um dos irmãos e seus pais. Quem era o favorito e por quê? Como a rivalidade entre Jacó e Esaú evolve e qual foi a reação de Deus para as ações dos irmãos?
16. Jacó: A bênção roubada (parte 1)
Essa aula é sobre o capítulo 27 do livro de Gênesis, conhecido por muitos como "a história da bênção roubada". Tentaremos entender por que o pacto Divino continuou através de Jacó apesar de ter enganado Isaque.
17. Jacó: A bênção roubada (parte 2)
Continuaremos analisando a história da bênção roubada para encontrar sua lógica e entender seu significa no texto original, livre das nossas ideias e preocupações modernas. Também enxergaremos como esta narrativa sobre Jacó retrata Israel e falaremos sobre a vida de Jacó depois de enganar seu pai.
18. Jacó: A verdadeira bênção
Isaque abençoa Jacó com outra bênção - a bênção que era para ele. Nesse capítulo discutiremos a verdadeira bênção relacionada com Jacó especificamente e em uma escala maior em termos de significado e continuidade do pacto de Deus com os patriarcas de Israel.
19. O sonho de Jacó
Um dos encontros do homem com Deus na Bíblia é o sonho da "escada de Jacó". Falaremos sobre o sonho, tentaremos imaginar a escada e debateremos sobre a mensagem de Deus e sua promessa para Jacó.
20. O êxodo de Jacó
Deus ordena que Jacó volte para Canaã e Jacó abandona Haran para finalmente encarar seu irmão. Mas Laban não quer deixar que ele vá. Nesse capítulo leremos sobre a fuga de Jacó, o tempo longe de Haran e a volta à casa do seu pai. Examinaremos o humor e a ironia que acompanham a seriedade dessa história.
21. Jacó: O perigo de voltar para casa
Laban e Jacó fazem um pacto de paz. Falaremos sobre o acordo e as promessas de ambos. Agora que Jacó é livre, ele volta à casa depois de vinte anos. É o último estágio do conflito de Jacó com seu irmão e ele deve encará-lo mais uma vez. Veremos como os eventos no caminho de Jacó demonstram sua mudança interna com o passar dos anos e o tipo de homem que ele se tornou.
22. Jacó: Acertando as coisas
Jacó e Esaú finalmente se encontram. Durante essa aula, discutiremos a oração de Jacó para Deus momentos antes do encontro. Então examinaremos a restituição e a confissão de Jacó. Quem era o homem que Jacó lutou contra na noite antes de encontrar Esaú e como levou à mudança do nome de Jacó para Israel?
23. Jacó: Os dois encontros importantes
O novo nome de Jacó representa uma mudança na sua identidade. O homem, cujo nome foi dado por agarrar-se no calcanhar do seu irmão, não existe mais, ele não é mais Jacó. Falaremos sobre o significado do nome "Israel". Concluiremos nosso aprendizado sobre a vida de Jacó com uma discussão sobre a graça inesperada que Esaú demonstrou para Jacó quando se encontraram.
24. A história de José (parte 1)
Nesse capítulo, iniciaremos a discussão sobre o último personagem bíblico deste curso - José. Leremos sobre o favoritismo de Jacó (Israel) por José, o ressentimento que causou nos irmãos de José e como conspiraram para matá-lo. Finalmente, falaremos sobre a desculpa que os irmãos inventaram para explicar a desaparição de José ao seu pai e como isso se relaciona com as ações passadas de Jacó.
25. A história de José (parte 2)
Para começar sairemos um pouco da vida de José e falaremos sobre alguns eventos na vida de um dos irmãos de José - Judá. Explicaremos o motivo dessa "interrupção de Judá" no meio da história de José. Então voltaremos para José, que agora está na casa de Potifar, e veremos como a promessa de Deus se mantém e manifesta no sucesso de José no Egito.
26. A história de José (parte 3)
Nesse capítulo leremos sobre a lealdade de José a Deus (e Potifar) e como isso leva ao seu aprisionamento. Leremos sobre as habilidades de interpretação de sonhos de José como ele explica aos ministros egípcios o significado dos seus sonhos, na esperança de que isso possa ajudá-lo a sair da prisão.
27. A história de José (parte 4)
Dois anos se passaram e os ministros não fizeram nada para ajudar a libertar José da prisão. Isso até que o Faraó teve dois sonhos que ninguém soube como interpretar. Nessa aula falaremos sobre os sonhos do Faraó e de sua gratidão a José. Veremos como José se transforma de prisioneiro em mão direita do Faraó.
28. A história de José (parte 5)
A história de José descreve sua vida no Egito durante sete anos férteis, especialmente da sua esposa e filhos. Quando a fome começa chegamos em um ponto fundamental da história, quando os irmãos de José pedem ajuda a ele sem saber que estão falando com seu irmão. Examinaremos profundamente esse encontro entre José e seus irmãos.
29. A história de José (parte 6)
Ao aproximar-nos do final da história de José, lemos e falamos sobre seu teste das intenções e sentimentos dos seus irmãos. Eles se arrependem do que fizeram? José perdoará seus irmãos e voltará a fazer parte da sua família?
30. A história de José (parte 7)
Concluímos nossa história de José e este curso com o teste final que José planejou para seus irmãos. A prontidão de Judá tomar o lugar de Benjamim na prisão leva José a revelar-se e reconciliar-se com seus irmãos. Iremos "testemunhar" a resposta emocional de José e veremos como a profecia que José recebeu em um sonho finalmente será cumprida.