Conteúdo
Segurança da Informação na Automação e Redes de Campo
Horário
8h30 às 17h30
Realização
Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM
Organização
Gerência de Produção e Negócios da ABM
Divisão Técnica
Automação
Carga Horária
16 horas
Público-alvo
Engenheiros, técnicos, estudantes e profissionais de TI e demais atuantes ou interessados nas áreas de Segurança da Informação.
Destaque principal dedicado ao público de TI, TA, Automação, Instrumentação e comunicação, em Sistemas Supervisão, SDCD e SCADA no ambiente industrial.
Objetivo
Proporcionar aos participantes o conhecimento de segurança na área de Automação, Sistemas Supervisão, SDCD e SCADA.
Interesse técnico em particular: compreender vulnerabilidades em protocolos de comunicação de automação e as formas de mitigá-las.
Expectativas de aprendizado ou aperfeiçoamento: o objetivo é entender melhor os conceitos e elementos de segurança da informação visando a aplicação na melhoria dos projetos de integração de sistemas de automação de instalações operacionais de saneamento ambiental sob o pronto "cybersegurança" mitigando as possibilidades de um “cyber attack”.
Estamos habituados com os antivírus, firewals, trojan e worms comuns. Conheça agora os novos termos “malware”, o temido “Struxnet” e as recomendações atuais da norma ISA-99 no estudo e proteção dos sistemas industriais em TI, TA, Redes de PLC, Sistemas Supervisão, SDCD e SCADA
Coordenação/Docência
Januário A H. Gorga- Engenheiro eletricista pela Universidade Mackenzie 1973. Diretor da Jahgor Automação, empresa dedicada a treinamentos focados em tecnologias de ponta. Exerceu cargos em projetos de automação em processos industriais em empresas de médio e grande porte. Desenvolveu toda carreira profissional na Engenharia de Aplicação e projetos de investimentos industriais. Diversos cursos de formação e especialização no Brasil e exterior desde Instrumentação, elementos de campo, Controle e Automação.
Atua como consultor e desenvolvimento em processos industriais e sistemas de potência. Planejamento de programas de treinamento em automação, sistemas de comunicação, Segurança da Informação, segurança pessoal, NR-10 e demais assuntos focados em eletricidade e disciplinas afins.
Membro voluntário do Grupo de Coordenação do Seminário de Automação e TI da ABM Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais desde 1996. Palestras, apresentações e treinamentos em ambientes industriais e acadêmicos. Trabalha com foco no profissional dentro das organizações.
André Riyuiti Hirakawa - Professor Doutor Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais - PCS. Coordenador dos Laboratórios de Robótica e Automação Agrícola da USP. Coordenador do intercâmbio técnico científico entre as Universidades de São Paulo Nacional de Yokohama – Japão e Nacional de Ryukyus – Japão e Assessor da Seção Cultural do Consulado Japonês em São Paulo. Diversos títulos acadêmicos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica na USP e na Universidade Nacional de Yokohama – Japão com especialização na Área de Concentração e Robótica.
Programa
1. Introdução aos Conceitos de Segurança em Comunicação Industrial
- Objetivos
- Gerência de risco
- Política de segurança
- Segurança de acesso e de dados
2. Pontos Críticos de Acesso:
- Redes e Protocolos Industriais de Campo
- USB e drives
- LAN – Local Área Network
- Redes de PLCs
3. Autenticação e controle de acesso
- Senhas
- Certificação digital
4. Criptografia
- Criptografia simétrica
- Criptografia assimétrica
- Assinatura digital
5. Segurança em redes de campo
- Vulnerabilidade das redes de campo
- Controle de acesso: Físico e Lógico
- Criptografia aplicada
- Medida de confiabilidade
6. Análise de segurança em alguns sistemas
- Profibus, DeviceNet, ModBus, DNP3
- IEC 60870 e IEC 61850
- OPC, SDCD, SCADA
7. Segurança de redes Ethernet, TCP/IP
- Wired e - Wireless
- Protocolo e serviços TCP/IP
- Firewalls
- Virtual private Network (VPN)
8. Planejamento de segurança da informação
- Etapas
- Normas
- Novas Recomendações da ISA-99
Empresa associada de entidade parceira da ABM terá desconto equivalente ao de empresa associada da ABM.
Entidades parceiras: ABAL, ABC, Sicetel e Sindicel.
Incluído na taxa de inscrição
Certificado de participação (para participantes com no mínimo de 75% de presença)
Coffee-break
Estacionamento na ABM
Material didático
Atenção
A ABM se reserva o direito de adiar o curso caso não haja quórum.
As inscrições só poderão ser canceladas até no máximo 05 (cinco) dias úteis antes do inicio do curso e só será devolvido o equivalente a 80% (oitenta por cento) do valor pago.
O aluno poderá solicitar transferência de curso até no máximo 10 (dez) dias do inicio do curso no qual está inscrito.
Só poderá ser feita substituição por outra pessoa faltando no máximo 72 horas (3 dias) para o início do curso, desde que formalmente comunicado e autorizado pelo setor responsável.