Conteúdo
Curso de Processos de Soldagem
QUEM É?
Soldador é o profissional responsável pelo processo de união de materiais, particularmente os metais, muito valorizado na indústria leve e pesada. Trabalha na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas (pontes, navios, vasos de pressão, etc.) e componentes eletrônicos.
PÚBLICO ALVO
Profissionais que pretendam atuar na área de soldagem das indústrias.
OBJETIVO
O objetivo deste curso é qualificar o profissional nos diferentes processos de soldagem, dotando-o de conhecimentos teóricos e práticos, para capacitá-lo a realizar operações típicas do soldador, tais como: soldar e cortar metais e compósitos com a utilização dos processos de eletrodo revestido, TIG, MIG, MAG, oxigás, assim como atividades de solda em ângulo e em topo (nas posições plana, horizontal e vertical).
PRÉ-REQUISITOS
Ensino fundamental completo (antiga 8ª Série do 1º Grau) ou em curso.
MERCADO DE TRABALHO
O profissional de soldagem é muito valorizado e estará presente em todas as atividades industriais, na construção de estruturas metálicas, máquinas, equipamentos, na metalurgia, na automação e na construção civil.
CARGA HORÁRIA
MODALIDADE GRUPO (PRESENCIAL)
100 horas-aula (50 minutos) em, aproximadamente, três meses e meio.
As aulas são ministradas de segunda à quinta-feira, das 19h às 21h50min, ou conforme a disponibilidade das turmas.
CAPACIDADE DAS TURMAS
As turmas serão compostas por cerca de 20 alunos, sendo que o SEDUC se reserva o direito de cancelar ou prorrogar a oferta da disciplina caso esta não preencha um número mínimo de 10 inscritos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Processos TIG, MIG, MAG, oxigás, solda elétrica e solda resistência:
Tecnologias de soldagem, segurança na soldagem, tipos de eletrodos, gases de soldagem, equipamentos de proteção, eletrotécnica básica.
Práticas de Oficina (70 horas):
Soldar barras de aço, com ou sem adição de materiais, em posição plana; soldar barras de aço, em ângulos, nas diversas posições de trabalho; soldar barras de alumínio e aço inoxidável em posição plana; deposições de cordões; soldar barras de aço de topo; soldar barras de aço de topo, com ou sem chanfro, em posição plana; soldar barras de aço de topo em posição horizontal; soldar barras de aço de topo em ângulo, posição vertical e posição sobre a cabeça.