Curso de Operador de Empilhadeira
QUEM É?
É o profissional habilitado e responsável pela operação de veículos industriais, na movimentação de cargas e produtos. Sua habilitação somente é concedida após o treinamento em escola credenciada pelos órgãos governamentais de ensino.
PÚBLICO ALVO
Profissionais que pretendam atuar na operação de veículos industriais.
OBJETIVO
O objetivo deste curso é treinar profissionais na utilização de empilhadeiras, de forma correta e segura, dotando-os de conhecimentos teóricos e práticos, objetivando obter a habilidade na operação e manutenção de cargas, tudo de acordo com a Norma Regulamentadora (NR 11).
PRÉ-REQUISITO
Ensino Fundamental completo (antiga 8ª Série do 1º Grau) ou em curso.
MERCADO DE TRABALHO
O operador de empilhadeira está presente em todas as atividades industriais ou empresariais que executem movimentação e armazenagem de produtos.
BASE SALARIAL
Os profissionais que atuam como Operador de Empilhadeira recebem, em média, salários de R$900,00 (novecentos reais).
CARGA HORÁRIA
MODALIDADE GRUPO (PRESENCIAL)
20 horas-aula (45 minutos) em apenas dois dias.
Às sextas-feiras, com aulas teóricas das 18h30min às 21h30min; continuando aos sábados, com aulas práticas das 8h30min às 18h, com uma hora de intervalo.
Turmas iniciando também às segundas, terças e quartas-feiras, das 18h30min às 21h, ou conforme a disponibilidade das turmas.
CAPACIDADE DAS TURMAS
As turmas serão compostas por cerca de 17 alunos, sendo que o SEDUC se reserva o direito de cancelar ou prorrogar a oferta da disciplina caso esta não preencha um número mínimo de 10 inscritos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Teórico (sexta-feira ou primeiro dia)
- Classificação dos veículos por fabricante, tamanho, combustível e aplicação.
- Estabilidade frontal (ponto de apoio - princípio da alavanca) e lateral (centro de gravidade, base e centro de carga).
- Componentes do veículo (motor, transmissão, embreagem, diferencial, chassis e contrapeso, sistema hidráulico, sistema de elevação, pneus, comandos e instrumentos do painel).
- Regras de Operação NR11 do Ministério do Trabalho, incluindo as regras de segurança e as regras básicas de operação - partida, rampas, frente, ré, corredor estreito, manobrabilidade, obstáculos, parada, estacionamento, movimentação de cargas normais e especiais, técnicas de empilhamento e desempilhamento.
Prático (sábado ou segundo dia) - Exercícios evolutivos:
- Verificação da manutenção diária, pelo operador.
- Identificação das partes da máquina.
- Identificação das alavancas de comando e instrumentos do painel.
- Operação com máquina parada (reconhecer os movimentos básicos).
- Operação sem carga (avante/ré, slalow grande/pequeno).
- Operação com carga (slalow pequeno, empilhamento, rampas e outros, de acordo com suas aplicações).