Conteúdo
O Curso de Música da FASM tem como objetivo geral contribuir para a formação de músicos – intérpretes (cantores, instrumentistas e regentes) e compositores cuja competência ultrapasse o fazer apenas técnico.
Almeja formar o músico pesquisador e criador, cuja ação artística possa unir teoria e prática, pensamento analítico e intuição, tradição e contemporaneidade, brasilidade e questões internacionais. Pretende estimular, ainda, o desenvolvimento de uma postura profissional flexível e tolerante, que integre valores e questões técnicas, científicas, econômicas, éticas, sociais, espirituais e estéticas.
Objetivos específicos
Conscientizar o estudante da necessidade de estudos acadêmicos e formais para a melhoria do meio musical brasileiro;
Oferecer oportunidades de crescimento pessoal e musical de maneira sólida e equilibrada;
Capacitar o aluno para atuar em diferentes situações profissionais;
Facilitar ao aluno a compreensão de seu papel na sociedade, tanto como músico profissional quanto como ser humano sensível às questões contemporâneas;
Incorporar a tecnologia como ferramenta de pensamento, de criação e de interações positivas entre arte e ciência;
Criar condições para que o diálogo, a autocrítica e a verdadeira escuta do outro se dêem de forma verdadeira entre os alunos e todos os membros da comunidade FASM.
Áreas de atuação
A profissão de músico, regulamentada em 1960, abrange um vasto campo de atuações. De acordo com as áreas tradicionalmente estabelecidas, cada Bacharelado encaminha seus graduados não só às ocupações profissionais de cantor, compositor, instrumentista, regente, em áreas que envolvem execução e performance, mas fornece referências para áreas híbridas, derivadas e desenvolvidas a partir de interesses e disposições pessoais. Dessa forma, os alunos graduados podem se ramificar suas atividades, dedicando-se à musicologia histórica, à etnomusicologia, à animação cultural, à editoração de partituras, à curadoria e produção de eventos multimídia.
Formar o aluno com um cabedal de conhecimentos e experiências que ultrapassam suas habilitações gerais – Canto, Composição, Instrumento e Regência –, essa é a meta. Competente e especializado em sua área, mas aberto a projetos interdisciplinares, conhecedor da tradição, mas desejoso do futuro, sensível, mas objetivo em seus planejamentos, capaz de se integrar e de transformar as condições do mercado, de melhorar o nível de todo e qualquer ambiente de trabalho em que esteja atuando, de descobrir e, mesmo, de criar oportunidades de desenvolvimento profissional, esse é o músico que o Curso de Música da FASM almeja preparar.
Os bacharelados em Canto e Instrumento têm duração mínima de 3 e máxima de 5 anos.
Os bacharelados em Composição ou Regência têm duração mínima de 5 e máxima de 8 anos.