Massagem Facial.
100% EM REGIME DE EAD (ENSINO A DISTANCIA)
A ORIGEM DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL.
Em 1892 a drenagem linfática manual ficou conhecida como massagem para o escoamento de líquidos excedentes, que causavam inchaço e edemas, mas só passou a ser utilizada no ano de 1932 na Europa.
Um médico, Dr Emil Vodder e sua esposa Estrid, tratavam de pessoas acometidas por gripes e sinusites, estimulando as linfas presentes em seus pescoços. Observando os excelentes resultados obtidos através deste procedimento, o casal acabou criando um método mais abrangente e eficaz, que ainda hoje é utilizado por massoterapeutas do mundo todo e recomendado por cirurgiões e especialistas.
DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL.
A drenagem linfática é uma das inúmeras funções fisiológicas, da mesma forma que as outras funções automáticas do organismo.
O aspecto geralmente incolor da linfa certamente contribuiu para que lhe fosse atribuído, a princípio, um papel discreto, que teve de esperar muito tempo até que os pesquisadores realmente se interessassem por ele.
Atualmente, as características essenciais da função linfática estão estabelecidas, ainda que muitos aspectos – sobretudo as funções ganglionares e seu papel nas reações imunológicas – encontrem-se relativamente pouco elucidados. Os meios modernos de exploração permitem o progresso em ritmo acelerado num campo bastante aberto à investigação, e o pesquisador é obrigado a recolher, num tempo muito curto, as múltiplas informações, frutos de pesquisas de laboratórios, as quais, nos últimos anos, se desenvolveram em todo o mundo.
Obrigado, desse modo, a se especializar para que possa progredir no conhecimento aprofundado dos mecanismos que concorrem para a modificação do comportamento da rede linfática, o pesquisador é levado a lançar mão dos meios de investigação que respondem aos critérios da mais alta tecnicidade.
A originalidade da presente obra reside no fato de ela ser o fruto da ação combinada de muitos anos de pesquisas laboratoriais e do trabalho clínico levado a cabo cotidianamente por grupos especializados.
A drenagem linfática manual faz parte das técnicas utilizadas para favorecer a circulação dita “de retorno”. Se somos levados, por dados laboratoriais e resultados clínicos, a mostrar a legitimidade de nossas técnicas, é lógico acreditar que a drenagem linfática manual poderá encontrar um campo de aplicação nas muitas áreas onde a circulação “de retorno” encontra-se impedida ou alentecida.
METODOLOGIA.
- Aulas expositivas
- Apresentação de casos
- Aula prática ambulatorial
- Seminários.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO.
Freqüência em aula; Participação em aula, debates, depoimentos, perguntas, propor respostas, apresentação de trabalhos, desenvolvimento do trabalho em grupo; Provas individuais.
SISTEMA PEDAGÓGICO.
O Curso será desenvolvido da seguinte maneira:
1º Mês – Apresentação com a presença do Docente responsável, as aulas presenciais serão ministradas da seguinte forma: Terças e Quintas Feiras das 19:00 ás 22:00 horas, somando 8 horas aula semanal num total de 32 horas aula mês.
O Curso terá reforço pedagógico no sistema EAD Ensino a Distância sendo quatro (4) aulas mês em dias a serem combinados das 19:00 horas as 22:00 horas, cada acesso do aluno na plataforma EAD, contará 4 horas aula, somando 4 horas aula semanal num total de 16 horas aula mês.
Sendo a Carga Horária total do Curso de Massagem Facial, 48 horas aula.