Conteúdo
Mapeamento de Processos
Objetivo
O curso de Mapeamento de processos tem como objetivo permitir aos participantes que identifiquem através dos processos organizacionais, quais são as oportunidades existentes para gerar um maior valor para organização, usuários e clientes.
Buscar uma maior integração e direcionamento para os resultados da organização, identificando quais são os recursos necessários; Desenvolver as competências necessárias para garantir a melhor execução das rotinas nas diferentes áreas, bem como na busca de melhorias incrementais.
Trabalhar as diferentes fases do mapeamento de processo, contemplando as etapas, ferramentas, metodologia e forma de monitoramento. Mostrar as vantagens do continuo monitoramento, integrando os processos com indicadores de Desempenho para garantir a performance organizacional.
Publico Alvo
Profissionais envolvidos no gerenciamento, coordenação, liderança ou participação em processos de diversos segmentos.
Programa
1) O que significa “processo” e o que são “processos organizacionais”?a. Conceitob. Tipos de Processosc. Processos Organizacionaisd. Porque é fácil culpar um processo?2) O que é Mapeamento de Processos (Modelagem)? a. Conceitob. Visão para Organizaçãoc. Porque é importante conhecer o Processo – Foco no problemad. Porque devemos Mapear Processos?e. Mapeamento - Objetivo, Simbologia, Etapasf. Exercício3) Elementos do Mapeamento de Processos (Modelagem)a. Hierarquia / Níveis do Mapa de Processosb. Exemplos Reais de Processos Mapeadosc. Estrutura do Mapeamento – Atores/agentes e raiaisd. O Conceito do “Escapograma”e. Exercício4) Ferramentas suporte para Modelagema. Sistemas existentes b. Ciclo PDCA de análise para Melhoria • Ferramentas de análisec. Exercício5) Fases da Modelagem dos Processosa. Entendimento do “AS IS” – Como é?b. Avaliação do “AS IS”c. Projeto do Processo do “TO BE” – Situação Futura (Redesenho)6) Planejando a mudança nos Processosa. Arquitetura da Gestão do Negóciob. Gestão de Processos – Controles e Ferramentasc. Ação – Como proceder 7) Processo Ideal – O que deve conter?a. Processo ideal – O que deve conter? b. Geração dos entregáveis • Detalhamento das Atividades • Procedimento (Modelos) – exercício • Matriz de Atribuição – Benefícios e “como” gerar - Exercício • Sinalizadores – Métricas de Performance / Indicadores – Definição - Exercício
Ministrado por: Fernando Albuquerque
Mestre em Administração de Empresas - UFRGS. Graduado em Engenharia Mecânica pela PUC/RS. Professor do curso de pós-graduação em Gestão da Qualidade na PUC/RS. Professor do curso de pós-graduação no curso de Administração de Empresas na Universidade Ritter dos Reis.
Professor do curso de pós-graduação em Gestão da Qualidade na Universidade Franciscana de Santa Maria/RS. Tem mais de 17 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais, com atuação nas áreas de produção, processo, qualidade e marketing. Palestrante (Nacional e Internacional), mais de 50 palestras em diferentes áreas; Atuou em projetos para Petrobras, John Deere, Springer Carrier e outras empresas.
Local de Treinamento:
São Paulo - SP
Horário:
9h00 às 18h00
Carga Horária: 16 horas