Objectivos
A Liberação Miofascial surgiu há mais de cem anos como ciência que estuda todo tecido conjuntivo de proteção, sustentação e metabolismo da estrutura humana.
Cada músculo, cada órgão, cada víscera, cada vaso sanguíneo, o encéfalo e a medula são envolvidos por este tecido. Portanto, forma uma unidade funcional e estrutural no corpo humano, sendo inseparável anatomicamente.
Funcionando como uma unidade global sua ação é sistêmica havendo uma interdependência e uma inter-relação harmoniosa de todo conjunto para que o corpo humano possa desempenhar seu papel adequadamente dentro do sistema imunológico, glandular e um bom retorno venoso.
Por ser uma unidade global as fascias não podem sofrer interferências (rigidez ou flacidez) em excesso para que sua função seja plena. Portanto a tensão exagerada em uma parte do corpo irá repercutir no corpo todo alterando as funções do sistema nervoso, vascular e glandular além do muscular, ocasionando falsas dores, ou seja, locais de dor onde a origem se encontra a distância dela, falsos edemas de mãos e pés onde exames vasculares nada comprovam porque a causa é a rigidez das fascias impedindo o retorno venoso, falsas gastrites, insônias, hipertensões arteriais infundadas, dores de cabeça por rigidez do pescoço, hiper atividade e ansiedade, irritabilidade levando o paciente a perambular por consultórios sem que ache a causa real.
COMO FUNCIONA O MÉTODO?
O paciente é avaliado minuciosamente com uma avaliação de todo seu histórico desde o nascimento até a vida adulta visando à hereditariedade, os hábitos diários, as emoções mais freqüentes, as queixas atuais, os traumatismos sofridos como: fraturas, quedas, torções, cirurgias, alimentação. Após passa por um exame palpatório onde se detecta a rigidez, diagnosticando o que precisa ser tratado.
O tratamento é realizado através de uma terapia manual suave respeitando os limites do paciente tornando a terapia muito agradável e relaxante.
Teremos condições de agir em todas as fascias através da técnica: medula, meninges, coração, pulmão, vísceras abdominais, músculos, circulação sanguínea e linfática e no sistema glandular.
INDICAÇÕES DO MÉTODO
Dores de qualquer origem e estágio agudo ou crônico, insônia, gastrite, ansiedade, síndromes psíquicas, hipertensão arterial, diabetes, dores de cabeça, obesidade, drenagem linfática, hiper atividade, irritabilidade, concentração, podendo ser aplicada desde o nascimento até a velhice, não havendo restrições para aplicação da técnica.
Os resultados são obtidos a cada sessão mudando imediatamente a estrutura humana.