O curso de
Jogos Digitais – Arte e Design do Centro Europeu forma o profissional para trabalhar no desenvolvimento de Jogos Eletrônicos. O curso dá uma principal ênfase nas áreas do “Game Design” e “Game Art” de um jogo, ou seja, na parte estratégica, gráfica e artística que compõe o mesmo. Neste curso a parte de programação também será vista, mas de uma forma bem mais fácil e agradável de ser trabalhada. Isso será possível com a utilização de um sistema de scripting visual chamado Kismet, o qual pode ser usado para desenvolver seqüências complexas de scripts de forma fácil e rápida, adaptando-se tranquilamente a qualquer tipo de jogo.
O ramo de jogos vem crescendo mais a cada dia e movimenta de forma extraordinária um mercado muito rentável. Nenhuma indústria cresceu tanto e se consolidou tão rapidamente no mercado de trabalho. Para atender a essa demanda o mercado precisa urgentemente de profissionais devidamente treinados e capacitados para a arte de criar e programar jogos digitais.
Os profissionais desta área podem atuar como autônomos ou em empresas produtoras de jogos, canais de comunicação via web, produtoras de websites, agências de publicidade e veículos de comunicação.
O foco desse curso não será a programação dos jogos propriamente dita como nos demais existentes. Para isso há hoje uma metodologia que pode ser aplicada na construção de um jogo utilizando uma programação já previamente elaborada e que com poucas alterações podem chegar aos mais variados resultados. Pessoas sem qualquer conhecimento em programação poderão desenvolver jogos completos e dinâmicos cursando Jogos Digitais – Arte e Design no Centro Europeu .
Capacitação
Dentro de uma equipe de desenvolvimento de jogos existem funções especificas que se destacam e atuam em conjunto para fazer com que o jogo tome forma e funcione adequadamente. O Centro Europeu capacita para as seguintes áreas de atuação:
- Design do jogo – elaborar e apresentar à equipe técnica a idéia inicial do game e o planejamento para a sua perfeita execução.
- Level Design – criação dos cenários e dos métodos de jogabilidade, os quais devem sempre ser desenvolvidos da forma mais interessante e envolvente possível para os jogadores.
- Arte e Animação – trabalhar no processo de criação, texturização e animação dos modelos virtuais que serão utilizados no jogo, tais como personagens, cenários e objetos.
- Programação Básica – entendimento e interpretação dos conceitos básicos da programação por texto. Os alunos estarão aptos a desenvolver scripts extremamente complexos sem a necessidade de se envolver com a programação avançada.
Diferenciais
- O principal diferencial do Curso de Jogos Digitais do Centro Europeu é o de dar a possibilidade a qualquer pessoa que tenha interesse na área de jogos de, em um ano, tornar-se um profissional da área, mesmo ele não tendo nenhum conhecimento em linguagens de programação.
- Serão realizadas durante o curso, visitas técnicas a empresas da área.
- Laboratório com máquinas e equipamentos periféricos de última geração.
- 01 aluno por micro.
- Professores altamente treinados, qualificados e atuantes no mercado de trabalho dentro da área.
Mercado de Trabalho
O ramo de jogos vem crescendo mais a cada dia e movimenta de forma extraordinária um mercado muito rentável. Nenhuma indústria cresceu tanto e se consolidou tão rapidamente no atual mercado de trabalho. Para atender a essa demanda o mercado precisa urgente de profissionais devidamente treinados e capacitados para a arte de criar e programar jogos.
Presentes principalmente nas regiões sul e sudeste, as vagas aumentam exponencialmente nas grandes empresas , além da possibilitando de implantar seu seu próprio negócio.
Os profissionais desta área podem atuar como autônomos ou em empresas produtoras de jogos digitais, canais de comunicação via web, produtoras de websites, agências de publicidade e veículos de comunicação.
Formato do Curso
Durante todo o curso o aluno irá trabalhar de forma muito dinâmica todas as etapas que compõe um projeto para o desenvolvimento de um jogo, desde seu inicio até sua finalização.
No final do curso o aluno terá em mãos um jogo totalmente desenvolvido e testado por eles e pelos professores.
Como parte da avaliação dos conhecimentos adquiridos o aluno terá que, com total supervisão dos professores, apresentar o seu Projeto Final. Através dele o aluno terá ainda a oportunidade de elaborar, projetar e construir seu próprio jogo, o qual será totalmente personalizado.
Essa será uma peça fundamental para a apresentação de seu futuro portfólio como profissional da área de desenvolvimento de jogos.
CONTEÚDO ACADÊMICO
- Introdução ao desenvolvimento de jogos
- Introdução à Engine UDK
- Game Design
- Direção de Arte
- Introdução a Programação Script
- Modelagem 3D Low-Poly e Exportação
- Input
- Texturização
- Materiais / Shaders
- Skinning e Rigging
- Física
- Level Design
- SpeedTree
- Iluminação
- Partículas
- Path Finding
- Produção
Duração do curso: 1 ano letivo
Meses de início do curso: abril e agosto
Dias de aula: 3ª a 5ª feira
Noite - 19:00 às 22:15
Carga horária: 432 horas/aula