Curso de Iniciação em Ecocardiografia Transesofágica
Médicos com prática em Ecocardiografia Transtorácica que pretendam iniciar-se em ecocardiografia transesofágica e médicos que já realizam ecocardiograma transesofágico e que pretendam reciclar sua metodologia e conhecimentos.
Pré-requisito:
Médico Cardiologista
Programa Teórico:
- Eco Tranesofágico: O método, equipamentos e transdutores. Indicações e contraindicações. Sala de exame.
- Preparação do paciente, técnica de introdução do transdutor, cuidados com o paciente e equipamento. Segurança do exame.
- Bases da sedação do paciente. Limpeza e esterilização do transdutor.
- Planos de corte, passos do exame na prática. Uso de contraste.
*obs: os temas acima podem sofrer alterações para melhorias do objetivo do curso.
O curso tem duração de cinco períodos, com carga horária de 25 horas (incluindo sábado e domingo). As aulas práticas (uso obrigatório de roupa branca ou guarda-pó) são orientadas pelos professores. Exige-se um aproveitamento superior 70%.
Professores:
Os professores da Escola têm experiência de mais de 21 anos no treinamento da especialidade e renome nacional. Mais de quinze mil alunos já foram treinados, oriundos de todos os estados do Brasil e de alguns países da América Latina.
Coordenador do curso:
Prof. Dr. Oswaldo Cesar de Almeida Filho, médico especialista em cardiologia pelo Hosp. Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. USP. Título de especialista em ecocardiografia pela SBC, doutor em Clinica Médica - Cardiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP. Médico assistente do Laboratório de Ecocardiografia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP.
Documentos exigidos (xerox):
Diploma de médico e CRM.
Caso o médico já tenha realizado outros cursos na EURP e já tenha entregado os documentos exigidos na secretaria, não há necessidade de trazê-los novamente.
OBSERVAÇÕES RELEVANTES
- As datas dos cursos poderão ser alteradas pela EURP, com aviso prévio ao aluno. As alterações das datas dos cursos realizadas pela EURP deverão ser comunicadas com uma antecedência mínima de 10 (dez) dias, aos alunos. A EURP não se responsabiliza por qualquer gasto realizado pelo aluno, em virtude destas mudanças.
- O aluno poderá solicitar a troca de data dos módulos com uma antecedência mínima de 10 (dez) dias, (mediante confirmação), caso contrário, o aluno perderá a inscrição do módulo em questão, em virtude dos custos operacionais (produção do material didático, agendamento de pacientes, mobilização dos funcionários, e outros).
- CURSO APROVADO PELA COMISSÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO, ÓRGÃO CRIADO PELA AMB E CFM PARA ACREDITAÇÃO E PONTUAÇÃO NA REVALIDAÇÃO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA.
- CURSO CERTIFICADO COM O SELO DE QUALIDADE DE ENSINO DA SBUS - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ULTRASSONOGRAFIA.