Autor(a): Cresça Brasil Editora LTDA Empresa sediada em Alfenas, no sul de Minas Gerais, e tem como meta, utilizando-se de metodologias e tecnologias inovadoras, provocar a incursão dos indivíduos no universo do conhecimento, contribuindo para a sua formação profissional e humana, para atuar e escrever coletivamente a história do desenvolvimento econômico e sócio-cultural do país.
Conteúdo do Curso 1-Unidade 1- A História dos Jogos e suas Descobertas
1.1-Histórico dos jogos
1.2-A importância do brincar
2-Unidade 2 - As diferentes formas do brincar
2.1-O jogo e a brincadeira
2.2-Brincar livre e brincar coordenado
3-Unidade 3 - Etapas do desenvolvimento da criança
3.1-Período sensório motor (0 aos 24 meses)
3.2-Período pré-operatório (2 aos 7 anos)
3.3-Período operatório concreto (7 aos 12 anos)
3.4-Período operatório formal (Após os 12 anos)
4-Unidade 4 - Os jogos e a linguagem
4.1-Como os jogos e brincadeiras podem auxiliar na linguagem
4.2-Exemplos de jogos
5-Unidade 5 - Infância anos 80
5.1-Os jogos nos anos 80
5.2-Conhecendo algumas brincadeiras
6-Unidade 6 - A utilização de jogos no ensino da matemática
6.1-Os jogos matemáticos
6.2-Utilizando o Tangram
6.3-Exemplos de jogos matemáticos
6.4-Cuidados na escolhas dos jogos aplicados e benefícios que podem trazer
7-Unidade 7 – Os jogos na educação física
7.1-O ensino da educação física
7.2-Exemplos de jogos e brincadeiras que podem ser utilizados
8-Unidade 8 – Crianças pequenas
8.1-Os jogos e as crianças pequenas
8.2-Sugestões de jogos musicais
8.3-Brincadeiras para os pequeninos
8.4-Considerações