CURSO DE INDICADORES DA EFICÁCIA DOS PROCESSOS DE T&D
IN COMPANY
Os treinamentos Paidéia também podem ser realizados no formato in company, e customizados de acordo com suas necessidades.
Programa
- T&D da atualidade: as exigências de prova de valores que agrega.
- Destaque das exigências das Normas de Qualidade quanto ao indicadores na Gestão de Treinamento.
- Human Resources Balanced Scorecard de Kaplan e Norton: uma panorâmica dos fundamentos, para contextualizar os indicadores.
- Benchmarking, segundo o seu principal nome (Jac Fitz-Enz) e como depende do uso criterioso de indicadores.
- Tipos de indicadores: de gestão, de efeitos, de resultados, quantitativos, qualitativos e referenciais.
- Critérios não-oficiais, mas geralmente aceitos para construção de indicadores, segundo o MEFP Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento, IPEA Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade, 1991.
- Descobrindo indicadores de desempenho onde não são claramente visíveis, trabalhando em sintonia com os clientes internos.
- Como obter os indicadores aplicáveis ao processo de Recrutamento e Seleção e como usá-los para provar o valor da área (relação custo x benefícios para a empresa).
- Como obter indicadores de situação pré e pós-treinamento usando os clientes internos como fontes de pesquisa.
- Critérios para transformar os indicadores obtidos em cifras: rastreamento, trabalhando em grupos com os treinandos, estimativas, pesquisa documental e outros.
- Análise e exercitação dos indicadores-chaves de cada tipo de indicadores (70% do tempo do curso).
- Como redigir, corretamente, objetivos para treinamento com base em indicadores de desempenho esperado pós-treinamento: fundamentos exercitação supervisionada.
- Como montar um relatório de Gestão de T&D com base em indicadores: modelo aberto às adaptações de cada empresa.
Ministrado por: Benedito Milioni
Graduado em Sociologia e Administração, 38 anos de carreira em RH, autor de 25 livros e 25 manuais técnicos, gerador de tecnologia em RH, dirigiu treinamentos para mais de 2.976 grupos (cerca de 66.000 treinandos), dos quais perto de 34.000 da especialização de RH.
Participa, regularmente, como conferencista sobre tecnologia de gestão em T&D em eventos nacionais, internacionais e mundiais. É diretor técnico da ABTD Nacional (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), pela qual foi o coordenador científico do CBTD 2.001 - Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento, bem como do CBTD 2.002, 2.003, 2.004 e membro da Comissão Científica em 2005, 2006 e 2007 E-Member Internacional da ASTD (American Society for Training and Development).
Publica 10 artigos técnicos em média por mês, em jornais, revistas especializadas e portais da INTERNET. Prestou serviços a mais de 240 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa).