Grego Bíblico – Nível 1
Leia a Bíblia como foi escrita no original e descubra o verdadeiro significado de cada palavra. Aprenda Grego Bíblico e ganhe aprofunde-se no conhecimento do Novo Testamento.
Descrição do curso .
Durante o curso semestral, os alunos aprenderão o Grego Bíblico lendo as escrituras do Novo Testamento em sua língua original e traduzindo junto com o professor.
Resumo do programa.
1. O alfabeto grego
Por que estudar grego é fundamental para estudantes da bíblia, tanto do Novo quanto do Antigo Testamento? Por que esses textos, com mais de 200 anos de diferença, foram escritos em grego? É um "idioma sagrado" ou um dos muitos idiomas falados na Palestina romana? Aprenderemos o que é um "alfa-beto" e como os alfabetos grego, hebraico e latim estão relacionados. Então começaremos estudando a escrita uncial, a forma maiúscula das letras gregas desde alfa até ômega, e como são pronunciadas.
2. Continuação do alfabeto grego
Revisão das letras maiúsculas e outras formas de pronunciação. Aproveitando, leremos novamente a introdução do Evangelho de João e aprenderemos alguns nomes geográficos relevantes para a bíblia. Analisaremos em detalhe a placa trilingue que Pilates afixou na cruz: ΙΗΣΟΥΣ Ο ΝΑΖΩΡΑΙΟΣ ΒΑΣΙΛΕΥΣ ΤΩΝ ΙΟΥΔΑΙΩΝ , Ev. João, 19:19-20. Aprendemos os nomes dos cinco livros de Moisés, o Pentateuco, como eles aparecem na Septuaginta.
3. O alfabeto minúsculo
A forma cursiva, ou minúscula, das letras. Os "sinais de respiração" e alguns outros detalhes de ortografia e pronúncia. Leitura em voz alta.
4. Leituras da bíblia em grego
Lendo textos em voz alta, a Oração do Senhor e a passagem de Gênesis descrevendo o sétimo dia da criação. Revisão, vocabulário novo.
5. A base da gramática grega
Base da gramática grega – a estrutura da frase. A morfologia de substantivos, temas + finalizações. Revisão de termos gramaticais em português, definições de partes do discurso.
6. Características de substantivos gregos, o artigo definido e o particípio de concordância
Características de substantivos gregos: Flexão do artigo definido e do particípio de concordância, gênero, número e caso.
7 . O adjetivo
O adjetivo. Revisão do artigo definido, as formas do primeiro e do segundo adjetivo de flexão. Três usos diferentes de adjetivos: atributivo, predicado e substantivo. A importância da ordem das palavras na frase em grego.
8. O bom pastor
Revisão e leitura. A descrição comum de Jesus como o "Bom Pastor" no texto anterior a João 10. Imagens e textos sobre o bom pastor nas tradições judaicas e pagãs. Vocabulário novo, nada gramatical novo.
9. A segunda flexão do nome e frases preposicionais
A segunda flexão do nome e frases preposicionais. Duas classes de nomes na segunda flexão, masculino e neutro. Discussão do uso de frases preposicionais e os nomes que acompanham as preposições.
10. A primeira flexão do nome
A primeira flexão do nome. As três categorias do primeiro nome de flexão feminina, terminando em – α , - η e os de tipo misturado. Exemplos de segundos nomes de flexão que são femininos.
11. Pronomes pessoais
Pronomes pessoais: flexão de pronomes na primeira e na segunda pessoa. O pronome de terceira pessoa é discutido separadamente, junto com seus usos adjetivais especiais.
12. Revisão e leitura: O bom samaritano
Leitura e revisão: O bom samaritano. Revisão de nomes e pronomes, adicionando a forma de nomes de primeira flexão masculina. Leitura sobre "quais são os melhores mandamentos" e a parábola do Bom Samaritano no Evangelho de Lucas.
13. Introdução ao verbo grego
Introdução do verbo. A conjugação das formas presente, ativa, indicativa do verbo. As principais características dos verbos gregos: tempo, modo e voz.
14. O verbo "ser"
O verbo "ser" no presente e no pretérito. O conceito de "vincular", adjetivos predicativos e substantivos predicativos (o complemento).
15. Voz: Verbos médios/passivos, depoentes
Voz: conjugação e uso de verbos médios/passivos no presente; depoentes. A raiz do verbo e sua aparição em outras partes do discurso.
16. Revisão geral
Leitura e revisão: Revisão de artigo definido, flexão de substantivos e adjetivos, pronomes pessoais, frases preposicionais, verbo ativo e médio/passivo no presente do indicativo, o verbo "ser". A história do escravo do centurião de Mateus.
17. O pronome/adjetivo demonstrativo
O pronome/adjetivo demonstrativo, verbos compostos.
18. Orações dependentes e independentes, pronomes relativos
Orações dependentes e independentes, pronomes relativos.
19. A terceira flexão do nome
A terceira flexão do nome.
20. Revisão e leitura
Revisão e leitura. Revisão do pronome e do adjetivo demonstrativo, os pronomes relativos e as formas da terceira flexão do nome.
21. Terceira flexão, pronomes/adjetivos indefinidos e interrogativos
Terceira flexão: pronomes/adjetivos indefinidos e interrogativos
22. Tempo indicativo imperfeito, voz ativa e média/passiva
Tempo indicativo imperfeito, voz ativa e média/passiva
23. Continuação de tempo imperfeito, acréscimo silábico e prefixo; ε - e α - contraem verbos
Continuação de tempo imperfeito, acréscimo silábico e prefixo; ε - e α - contraem verbos
24. Revisão e leitura
Revisão e leitura, o pronome/adjetivo indefinido, o tempo imperfeito e as regras para contração de verbos.
25. O tempo futuro: Ativo e Médio
Tempo futuro, voz ativa e média/passiva
26. Continuando o tempo futuro
Continuando o futuro: temas de consoantes e mudanças fonéticas, futuro do verbo "ser"
27. Preposições acima, abaixo e ao redor
A frase preposicional
28. Leitura e revisão
Uma revisão do futuro e o uso de preposições, especialmente sua importância na tradução e incluindo seu uso como prefixo em verbos compostos.
29. Revisão e leitura geral
Revisão e leitura geral. Jesus, o fazedor de milagres – com qual propósito?
Leitura final: De Lucas até Isaías
30. Leitura final: De Lucas até Isaías
Continuação da discussão dos atos de cura, com mais textos da LXX. Revisão de formas básicas.
Este curso é inteiramente reconhecido pela Universidade Hebraica.
- Obtenha crédito acadêmico completo para este curso da Universidade Hebraica de Jerusalém
- Válido em qualquer instituição acadêmica que reconheça crédito da Universidade Hebraica de Jerusalém
- Receba um certificado oficial do Instituto de Estudos Bíblicos de Israel ao completar este curso