Conteúdo
Perfil profissional
O Químico Industrial graduado no UNILAVRAS pode executar as seguintes atribuições previstas pelo Conselho Federal de Química:
01. Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.
02. Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas.
03. Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas.
04. Exercício do magistério, respeitada a legislação específica#.
05. Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.
06. Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.
07. Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.
08. Produção; tratamentos prévios e complementares de produtos e resíduos.
09. Operação e manutenção de equipamentos e instalações; execução de trabalhos técnicos.
10. Condução e controle de operações e processos industriais, de trabalhos técnicos, reparos e manutenção.
11. Pesquisa e desenvolvimento de operações e processos industriais.
12. Estudo, elaboração e execução de projetos de processamento.
13. Estudo de viabilidade técnica e técnico-econômica no âmbito das atribuições respectivas.
# os egressos do curso de Química Industrial do UNILAVRAS não estão habilitados para lecionar química no ensino médio/fundamental.
Área de Atuação
Aos profissionais da Química Industrial compete como área de atuação o exercício de análises químicas, físico-químicas, químico-biológicas, fitoquímicas, bromatológicas, químico-toxicológicas, sanitárias e Química Legal; do controle de qualidade de matéria- prima, do processo e do produto acabado da indústria química; da responsabilidade pela produção e comercialização de produtos industriais; do tratamento e controle de águas de abastecimento doméstico e industrial, águas residuais e de rejeitos urbanos e industriais; da segurança no trabalho em estabelecimentos públicos ou particulares, ressalvada a legislação específica; de consultorias e perícias técnicas na sua área de especialização e no desenvolvimento de novos produtos e processos, com estreito compromisso com a preservação do Meio Ambiente.
Mercado de trabalho
Nesta área, o mercado de trabalho está em expansão. A indústria absorve profissionais formados, pois a necessidade de novos produtos e a melhor qualidade destes faz com que as perspectivas sejam promissoras, principalmente na agroindústria química, na mineroquímica, na química ambiental, têxtil, de alimentos, pesquisa e empresas públicas como Petrobrás, Agência Nacional do Petróleo e Copasa, dentre outras.
As áreas de atuação descritas podem ser exercidas nas seguintes indústrias, entre outras: têxtil, celulose e papel, açúcar, álcool e alcoolquímica, cimento, tintas, solventes e vernizes, petróleo e petroquímica, farmacêutica, cosmética, metalúrgica, agropecuária, pesticidas e produtos antissépticos e alimentos. O químico também é requisitado para trabalhar em laboratórios, com controle de processos e de qualidade, gerência e direção. Ressalta-se que o bacharel em Química pode participar de programas de mestrado e doutorado e se capacitar para a docência universitária e para pesquisas em institutos e empresas.