Estrutura Curricular
A estrutura do curso consiste em:
- Um núcleo comum de disciplinas obrigatórias (ciclo básico), totalizando 98 créditos e com duração aproximada de 2 anos. O ciclo básico proverá uma formação sólida em Matemática, Física, Química e Biologia, com grande superposição de disciplinas ou conteúdos com os cursos já existentes de Física, Engenharia de Materiais e Biofísica, facilitando o fluxo de estudantes entre o curso de Nanotecnologia e esses cursos.
- Uma subsequente divisão em 3 Ênfases (ciclo profissional): Física, Materiais e Bionanotecnologia. Cada ênfase tem seu próprio conjunto de disciplinas obrigatórias, com pelo menos 40 créditos no total.
- 12 créditos em disciplinas complementares (eletivas) de escolha restrita, sendo pelo menos 4 créditos em cada uma das áreas diferentes de sua Ênfase, de modo a garantir a formação interdisciplinar.
- 12 créditos em disciplinas complementares de escolha livre.
- 4 requisitos curriculares complementares de Introdução à Pesquisa em Nanotecnologia (IPN) (total de 16 créditos). Em cada uma destas atividades, que formam uma parte importante do curso, o estudante deverá realizar um estágio de iniciação científica em um dos laboratórios ou grupos de pesquisa consorciados ao curso. Em cada um dos estágios, deverá aprender os fundamentos teóricos e os aspectos práticos das respectivas técnicas. Os quatro semestres de IPN deverão ser cursados em grupos diferentes e também deverá ser garantida a rotatividade entre as áreas (um Estágio em cada uma das áreas: Física, Química, Materiais e Bionanotecnologia).