Objectivos
1. Consolidar as pesquisas que têm sido realizadas no departamento.
2. Estender a atuação do DEE para uma nova área de inovação tecnológica e promover a sólida formação de profissionais especializados, aptos a realizar pesquisas e a atuar profissionalmente seja em empresas de grande porte com interesse em Nanotecnologia (Petrobrás, Vale do Rio Doce, entre outras), como em pequenas empresas que desenvolvem novos produtos nanotecnológicos.
3. Estimular a pesquisa multidisciplinar em Nanotecnologia do CTC da PUC-Rio, seja no ensino, na orientação conjunta, na criação de infra-estrutura laboratorial, produção científica e proposição de projetos patrocinados por órgãos de fomento à pesquisa.
4. Promover o empreendedorismo nessa área de modo a suprir demandas de nichos específicos do setor produtivo interessados em soluções que dependem da Nanotecnologia.
5. Estabelecer bases para, futuramente, iniciar-se uma discussão sobre o a Engenharia em Nanotecnologia.
6. Estreitar e intensificar a colaboração com outras instituições, nacionais e internacionais, atuantes na área de Nanotecnologia.
Conteúdo
Nanotecnologia é a mais nova área de concentração do Programa de Pós-Graduação do Depto. de Engenharia Elétrica da PUC-Rio. Essencialmente multidisciplinar, a nanotecnologia é a convergência de linhas diversas do pensamento científico, o que traz a expectativa de novos e interessantes desenvolvimentos.
A Nanotecnologia oferece uma gama de possibilidades para o desenvolvimento de dispositivos com desempenho superior aos existentes hoje e para a criação de componentes inéditos aplicados em diversas áreas. Um dos maiores desafios da Nanotecnologia e da Nanociência está no desenvolvimento de uma nova geração de circuitos eletrônicos e computadores cuja a atual tecnologia, CMOS, está próxima de seu limite físico.
Hoje, a Nanotecnologia se encontra num estágio semelhante ao da tecnologia de semicondutores, 50 anos atrás, quando surgia o transistor, precursor do avanço tecnológico e científico observado no século 21. Todavia, a ciência atualmente possui computadores, modelos e técnicas capazes de acelerar o desenvolvimento da Nanociência e à Nanotecnologia, levando a um surpreendente avanço científico e tecnológico nos próximos 5 anos.