Curso de Gestão de Cooperativas
LEGISLAÇÃO
Curso reconhecido pelo MEC - Portaria nº 102, de 02 de Janeiro de 2007
ÁREA DE CONHECIMENTO
Comércio
FINALIDADES E OBJETIVO
O Curso de Gestão de Cooperativas cria condições para que o futuro profissional possa contribuir para a melhoria da qualidade das atividades cooperativistas, assumindo a função mediadora no seu cotidiano, de forma a construir uma relação dinâmica com espírito empreendedor. Desse modo, os gestores em Gestão de Cooperativas poderão:
· Formar profissionais que apliquem a tecnologia para melhor implementar os conceitos e práticas fundamentais de cooperativismo e seu gerenciamento.
· Atender a demanda de mercado, oferecendo profissionais especializados e atualizados, com visão generalista, que dominem os procedimentos e as técnicas, com competência, e que detenha o saber-fazer relativo à Gestão de Cooperativas.
· Qualificar profissionais em educação tecnológica, com foco específico, capaz de atender mais rapidamente as demandas de mercado voltado para a implantação e gerenciamento de todos os setores de uma Cooperativa.
· Formar cidadãos éticos, pró-ativos e com espírito empreendedor, capazes de se adaptar às constantes mudanças, e que tenham flexibilidade, criatividade, motivação e crescente autonomia intelectual.
Tais profissionais poderão atuar em cooperativas singulares, cooperativas centrais ou Federações de cooperativas e Confederações de Cooperativas, tais como: Cooperativas de produtores, Cooperativas de Consumo, Cooperativas mistas, Cooperativas de crédito, Cooperativas de Trabalho, Cooperativas Habitacionais.
PERFIL DO EGRESSO
O Tecnólogo em Gestão de Cooperativas será capaz de atender com versatilidade as atividades de planejamento, análise, execução, avaliação e gerenciamento da área de cooperativismo e apresentará competências para:
1. Elaborar Plano de implantação de uma Cooperativa;
2. Correlacionar às políticas, planos e ações das diferentes áreas envolvidas em sistemas de cooperativa;
3. Interpretar políticas, normas e ferramentas de gestão da qualidade em serviços na área de cooperativismo;
4. Conhecer os fundamentos legais que embasam a estruturação de uma Cooperativa;
5. Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com sua área;
6. Compreender os fatores determinantes das relações entre indivíduos e grupos na dinâmica organizacional;
7. Interagir de forma criativa e ética em face dos diferentes contextos organizacionais e sociais, demonstrando flexibilidade e adaptabilidade;
8. Conhecer e utilizar instrumentos de informática para o desenvolvimento de atividades cotidianas;
9. Atuar em equipes multidisciplinares;
10. Tomar decisões quanto à utilização de novas tecnologias no ambiente de negócio, fundamentado em análises de sistemas;
11. Manter bom relacionamento interpessoal com todos os níveis hierárquicos da empresa;
12. Atuar como agente multiplicador da missão, dos objetivos e das políticas internas da cooperativa;
13. Operar os setores de uma Cooperativa;
14. Operar o ciclo de pessoal cooperado;
15. Definir políticas comercialização dos serviços da cooperativa, bem como instrumentá-las;
16. Operar o ciclo financeiro de cooperativas, bem como definir parâmetros de custo e preço para elaboração de projetos comerciais.
Bom, com algumas ressalvas.
O conteúdo das disciplinas, deixam um pouco a desejar. Porém tudo depende dos próprios alunos. Se desafiar e fazer trabalhos além da sala de aula e promover seminários, mobilizando as demais experiências das cooperativas.
Antonio Lourenci
Curso de Gestão de Cooperativas - Julio 2011