Geopolítica do Petróleo Análise e Perspectivas do Mercado de Petróleo e Gás no Brasil e no Mundo
O petróleo permanece como o principal elemento da matriz energética mundial (34%) e sua produção e consumo superam 85 milhões de barris por dia (BPD), movimentando valores diários superiores aos US$ 8 bilhões.
Apresentação:
A indústria do petróleo envolve valores de investimento e retorno bastante elevados, riscos significativos e longo processo de maturação. Desde que uma empresa ganha a licitação de um bloco até que tenha o retorno da venda dos derivados de petróleo muitos anos se passam e são percorridas várias fases: exploração geológica, perfuração de poços, avaliação de reservatórios, instalação de facilidades para a produção do campo, transporte do petróleo bruto, refino, comercialização e distribuição de derivados.
No Brasil a indústria do petróleo tem apresentado um crescimento constante, com a produção ultrapassando 2 milhões bpd após ser alcançada a tão almejada auto-suficiência. Representa hoje 10% do PIB brasileiro.
Após a quebra do monopólio, dezenas de empresas foram atraídas ao mercado nacional, atuando tanto como companhias de petróleo quanto como prestadoras de serviço, ampliando o mercado de trabalho e a atividade econômica como um todo. Com a descoberta das reservas na camada pré-sal a indústria apresentará um crescimento até então inimaginável e fortes mudanças ocorrerão.
O perfeito entendimento desta indústria, suas características, segmentos que a compõem, desenvolvimento histórico e relação entre as grandes companhias (estatais e privadas) e os estados nacionais são pontos fundamentais para a capacitação que permite a entrada de empresas e profissionais nesta atividade. Para propiciar a necessária capacitação para a atuação nesta indústria de alta especificidade, estruturamos este curso de um dia. Serão analisadas as principais características desta indústria, seu desenvolvimento, ambiência atual (alto preço do petróleo, pré-sal, novo marco regulatório), fatores de sucesso e tendências / expectativas desta atividade que permanece em franca expansão e com excelente lucratividade.
Objetivos do Curso:
Capacitar profissionais a atuar nesta indústria de elevada rentabilidade, entendendo seus meandros e detalhamentos e permitindo a atuação neste mercado de alta competitividade.
Conteúdo Programático:
• Matriz energética mundial: participação das principais fontes
• Características da indústria do petróleo: segmentos, razões de sucesso •Principais países produtores, exportadores, importadores e refinadores •Reservas e preços dos diferentes tipos de petróleo
• Grandes empresas de petróleo: estatais e majors (privadas)
• Relação entre Estados nacionais e empresas de petróleo
• História da indústria do petróleo: 7 Irmãs, OPEP, crises do petróleo, fusões e incorporações, empresas de serviço (parapetroleiras)
• Ambiência atual, preços e tendências do petróleo no século XXI
• Indústria do petróleo no Brasil: monopólio, expansão da Petrobras, contratos de concessão, proposta de nova legislação
• Quebra do monopólio, licitação de blocos, papel da ANP, legislação, contratos de concessão, novos players , tributação ( royalties , participação especial),
• Reservas pré-sal: potencial, desafios e expectativas
• Novo marco regulatório: contratos de partilha, óleo custo e óleo lucro, nova estatal, fundo social, capitalização da Petrobras, cessão onerosa
• Maiores campos e refinarias brasileiros
Carga Horária : 8 horas
Instrutor:
Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção (área de Pesquisa Operacional) pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ (COPPE-UFRJ). É pós-graduado em Análise de Sistemas (Pontifícia Universidade Católica PUC/RJ), em Engenharia Econômica e Administração Industrial (UFRJ) e Engenharia de Petróleo (Petrobras).
Lecionou no Instituto de Matemática e Estatística da UERJ e na Escola de Engenharia da UFRJ; e foi coordenador e professor do MBA em Gestão de Petróleo & Gás Natural da FunCEFET-RJ de 2002 a 2008. É Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Química e de Petróleo da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF).
É Engenheiro de Petróleo Sênior da Petrobras, onde trabalha há 30 anos, tendo atuado na área de Exploração e Produção e, atualmente, coordenando os project finance Marlim, NovaMarlim e Gasene.