Conteúdo
Desenvolvimento de Aplicações em Android
Iniciar uma carreira no desenvolvimento de aplicações para esta plataforma já começa a fazer parte dos planos dos profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI). E dominar deste conhecimento passa a fazer parte das exigências das empresas para contratação de pessoal.
O curso é destinado aos que desejam desenvolver aplicações para Tablets e SmartPhones, que usam a plataforma Google Android, a partir da utilização do software de desenvolvimento Eclipse com plugin ADT/SDK Google Android.
O aluno aprenderá como funciona a arquitetura Android e todas as fases de desenvolvimento de aplicações, do básico ao avançado, entre elas como criar interfaces gráficas dos aplicativos usando XML ou Java; como utilizar banco de dados; como realizar e facilitar a comunicação entre aplicações móveis e com a Internet a partir de servlets e web services; como gravar dados locais utilizando o banco de dados SQLite; como integrar aplicações com o Google Maps e GPS, além de recursos avançados de câmera e vídeo.
A formação completa é composta por 03(três) treinamentos/ módulos:
Desenvolvimento de Aplicações em Android I
Desenvolvimento de Aplicações em Android II
Desenvolvimento de Aplicações em Android III
Pré-requisito : Noções de programação OPP. Conhecimentos prévios de Java e XML.
Conteúdo Programático:
Desenvolvimento de Aplicações em Android I
Introdução ao Android
Visão Geral e Histórico
Como tudo começou
O que faz o Android diferente
Código livre
Tendências no mundo dos gigantes
Arquitetura
Kernel GNU/Linux
Framework
Bibliotecas nativas
Máquina virtual Dalvik
Android Market
Visão geral do sistema Android
Sistema de arquivos
Preferências
Notificações
Modelo de Segurança
Visão geral do SDK
Plataformas
Versões do SDK
Ferramentas de desenvolvimento (Eclipse com ADT, MotoDev Studio, Elips)
Preparação do ambiente de desenvolvimento
Visão geral do Eclipse
Configuração do plugin ADT no Eclipse
Instalando diferentes versões do SDK
Criando uma sua primeira aplicação (hello world)
Criação do projeto
O arquivo de manifest
Layout com XML
Executando seu aplicativo no emulador
Testando o aplicativo no celular
Estrutura da Aplicação
Activities
Ciclo de vida
Intents
Serviços
Interface com o usuário
XML x Java
Dips e SPS
Classe View e ViewGroup
Widgets
Estilos de layout
Componentes básicos de interface
Construção da interface do usuário
Tratamento de eventos
Navegação entre telas
Publicação no Android Market
Assinaturas de aplicação
Publicação no Android Market
Desenvolvimento de Aplicações em Android II
Gerenciamento Avançado de Interface
Componentes complexos de interface
Componentes de seleção
Adapters
Menus e diálogos
Acesso a dados na internet
Integrando com um Servlet
Enviando informações para um Servlet
Consumindo Webservices
Multimídia
Formatos de áudio e vídeo suportados
Reprodução de áudio
Reprodução de vídeo
Câmera
Tirando fotos
Montando um preview da imagem
Trabalhando com o cartão de memória
Mapas e GPS
Exibindo um mapa
Modos de visualização
Controle de zoom
Trabalhando com coordenadas
GPS
Chaves Google Maps
Notificações do Sistema
Criando notificações
Adicionando ícones às notificações
Controle de interações do usuário nas notificações
Banco de dados SQLite
Visão geral do SQLite
Criação de um banco de dados
Abertura e fechamento da conexão com um banco de dados
Operações de SQL: listagens, inserções, edições e exclusões
Provedores de Conteúdo
Trabalhando com a agenda do telefone
Logs e Depuração
Entendendo o LogCat
Usando a pespectiva DDMS do ADT
Desenvolvimento de Aplicações em Android III
Intent Filters
Tipos de filtros
Intent-matching
Filtros no arquivo manifest
Broadcast Receivers
Visão geral sobre broadcast receivers
Implementação de um broadcast receiver
Trabalhando com os broadcasts do sistema Android
Serviços
Visão geral dos serviços no Android
Implementando um serviço
Cliclo de vida de um serviço
SMS
Enviando e Recebendo SMS
Telefonia
Recursos básicos de telefonia
Fazendo chamadas
Acessando informações de chamadas
Projeto Android
Criação de projeto real e final do módulo.