Conteúdo
Organização Curricular
Informações Gerais:
Denominação: Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior
Carga Horária: 1768 horas (incluindo TCC, com 136 horas previstas)
Duração Mínima: 2 anos
Duração Máxima: 3 anos
Período: Semestral, início proposto para o 2º semestre de 2006
Turno de Funcionamento: Noturno
Número de vagas: 50 semestrais
Campus: Santana
Pressupostos Pedagógicos
Os referenciais curriculares que norteiam este Curso de Comércio Exterior são extraídos do Projeto Pedagógico dos Cursos Superiores em Tecnologia da PUCSP, pelo que o plano de atividades procura respeitar os quesitos de (i) flexibilidade, (ii) interdisciplinaridade e (iii) atualização/renovação contínua.
Os diferentes temas previstos para o Curso podem ser organizados em três núcleos didáticos: (i) Transdisciplinar, de (ii) Economia Aplicada, e de (iii) Comércio Exterior.
Núcleos Temáticos
No núcleo dos temas transdisciplinares encontram-se as atividades que escapam à caracterização puramente tecnológica, incluindo as componentes de Linguagem, Ética e Teologia, e os conceitos de linguagem matemática e estatística. No núcleo dos temas de Economia Aplicada estão as atividades associadas aos conceitos econômicos fundamentais à compreensão das operações de comércio exterior e de seu relacionamento ou impacto sobre a sociedade, especialmente a brasileira. Finalmente, no núcleo de Comércio Exterior englobam-se os temas jurídicos, fiscais e operacionais que complementam e dão matiz efetivamente tecnológica ao Curso.
Núcleos Temáticos
Núcleo Descrição
Economia Aplicada Apresentação e análise da metodologia econômica predominante, discussão dos conceitos, modelos e teorias básicas da Microeconomia e da Macroeconomia e Economia do Comércio Internacional.
Aplicação dos conceitos à experiência brasileira recente,k con ênfase nos aspectos associados ao comércio exterior.
Comércio Exterior Apresentação e análise dos aspectos jurídicos, contábeis e aduaneiros do comércio exterior. Ênfase no embasamento técnico-aplicado da prática do comércio exterior.
Transdisciplinar Instrumentalização genérica (transdisciplinar) em métodos quantitativos, de informática e redação. Aspectos ético-morais, sociais e ambientais associados à Economia e Comércio Exterior.
O amálgama interdisciplinar e a flexível interface pragmática do programa idealizado encontram suporte firma nas atividades de tutoria, nas práticas de laboratório e no Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, a serem detalhados em seqüência.
Tutorias
Desde seu ingresso no Curso, o aluno contará com o suporte de um tutor designado, responsável pelo acompanhamento e orientação das atividades e interesses específicos do ingresso no decorrer das atividades. Em função dos interesses específicos do aluno e condicionado à disponibilidade de horário e carga de tutorandos, o aluno poderá solicitar à Coordenação do Curso a alteração de tutor, redirecionamento também possível por deliberação do tutor designado e sujeito às mesmas restrições da re-opção discente. Em encontros semanais, os tutores se reunirão com os tutorandos individualmente ou em grupo propondo atividades específicas orientadas à prática do Comércio Exterior e acompanhando sua evolução com avaliação semestral. O estudo de casos e a discussão de matérias de conjuntura ou o acompanhamento da evolução de indicadores de comércio exterior, preferencialmente coordenadas com os trabalhos em laboratório devem compor ao menos 60% da carga horária prevista para esta atividade. Os professores tutores procurarão estar atentos à percepção dos alunos em relação ao curso e comunicar à Coordenação do Curso eventuais insatisfações fundadas ou sugestões de aperfeiçoamento. A interação entre alunos ou grupos de alunos sob distintas tutorias, inclusive com a simulação de estratégias comerciais ou jogos negociais é possível e deve ser estimulada, considerando os interesses revelados pelos alunos matriculados a cada semestre. A carga horária prevista para as atividades de tutoria é de 136 horas para o programa completo, ou de 34 horas por semestre.
Laboratórios
As atividades de laboratório envolvem, além do aperfeiçoamento de habilidades no uso de equipamentos e programas de informática de especial utilidade para profissionais de Comércio Exterior, a capacitação na montagem de bancos de dados e a construção/manipulação de séries de dados ou informações básicas na prospecção e análise de oportunidades comerciais. Recomenda-se, no quanto for possível, aos professores responsáveis pelos demais temas cobertos no curso a proposição de exercícios ou coleta de informações que exijam o uso dos laboratórios de informática. Previstas 136 horas de atividades em laboratório durante o curso, com aulas presenciais de pelo menos 50% do total estipulado.
Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), consiste da elaboração e apresentação de Projeto de Pesquisa entregue em versão escrita, sob a orientação de um professor indicado ou escolhido pelo aluno com a anuência da Coordenação do Curso. A escolha do professor orientador deve ser formalizada, junto com uma apresentação sucinta do projeto, metodologia e bibliografia básica até o final do segundo semestre letivo.
O TCC deve respeitar às regras e normas técnicas aplicáveis, podendo ser preparado individualmente ou em grupo de até cinco alunos. Sua finalidade é estimular os alunos a sistematizar e aplicar de forma competente os conhecimentos com os quais teve contato durante o curso, apontando os caminhos para a produção e disseminação de saberes tecnológicos e científicos.
O professor orientador poderá cumular a função de tutor, conquanto isto não seja obrigatório. Quando as funções de tutor e de orientador forem preenchidas por professores distintos, cumpre ao orientador exigir a ciência sobre a evolução dos trabalhos do orientando ao final de cada semestre a partir da formalização do projeto.
A avaliação dos projetos será feita pelo professor orientador e por dois outros professores indicados pela Coordenação sem a intervenção do professor orientador e na modalidade “blind review” (“revisão cega”), em que não se identifica a autoria do trabalho. A nota mínima para aprovação do TCC será igual a 5,0 (cinco), podendo os trabalhos não aprovados serem submetidos a revisão, com os comentários da banca, para reavaliação posterior por banca distinta (exceto o orientador) num prazo máximo de um semestre letivo.
Caso a banca entenda necessário, a defesa pública com argüição de todos os participantes do grupo é prevista, sendo desta forma possível a atribuição de notas distintas para os diferentes membros do grupo.
Os três melhores TCCs merecerão reconhecimento público e certificação pela Coordenação, devendo todos os trabalhos aprovados serem encaminhados à Biblioteca para arquivamento e disponibilização pública.