Objectivos
OBJETIVO
Permitir que os concluintes adquiram a habilidade de executar os padrões de movimento do Cinesioalongamento, adequando às limitações fisico-funcionais de seus clientes, com controle clínico e baixo risco iatrogênico.
DEFINIÇÃO
Como definição, o Cinesioalongamento pode ser compreendido como:
“Técnica de desenvolvimento, manutenção ou recuperação de amplitude de movimento articular, a partir de padrões físico-funcionais de movimento, com sequência de ações proprioceptivas”. Lucas RWC (1999).
A base para a compreensão desta modalidade de alongamento está inserida nos princípios da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva, e da ciência do movimento humano (cinesiologia) direcionada aos mecanismos planares da posição e do movimento (osteocinemática). Desta forma, há a necessidade de se entender que o Cinesioalongamento, também chamado de alongamento proprioceptivo, flexo-alongamento, e alongamento contra-resistido, possui características quase que exclusivamente baseadas na neurologia, com nuances da biomecânica e da fisiologia do exercício.
Conteúdo
Curso de Cinesioalongamento
DEFINIÇÕES:
Como definição, o Cinesioalongamento pode ser compreendido como:
“Técnica de desenvolvimento, manutenção ou recuperação de amplitude de movimento articular, a partir de padrões físico-funcionais de movimento, com sequência de ações proprioceptivas”.
Lucas RWC (1999)
A base para a compreensão desta modalidade de alongamento está inserida nos princípios da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva, e da ciência do movimento humano (cinesiologia) direcionada aos mecanismos planares da posição e do movimento (osteocinemática). Desta forma, há a necessidade de se entender que o Cinesioalongamento, também chamado de alongamento proprioceptivo,flexo-alongamento, e alongamento contra-resistido, possui características quase que exclusivamente baseadas na neurologia, com nuances da biomecânica e da fisiologia do exercício.
BENEFÍCIOS DO CINESIOALONGAMENTO
Os benefícios da aplicação desta modalidade de treinamento, ou técnica, de ganho de flexibilidade, se confundem com os benefícios ocasionados pelo ganho de amplitude de movimento comprovadas pela literatura:
Melhora a aparência (postura), a forma física e a saúde.
Pode reduzir a descarga neurológica eferente, diminuindo o grau de tensão muscular, reduzindo assim as sensações negativas de estados emocionais como o estresse e a ansiedade.
Estes altos níveis de tensão muscular têm vários efeitos negativos, que predispõem para a fadiga, desta forma, o cinesioalongamento promove a redução da fadiga.
Permite um melhor conhecimento dos limites físico-funcionais do indivíduo.
A flexibilidade ajuda o individuo a criar autocontrole e total liberdade na execução dos movimentos, e conseqüentemente ajuda na prevenção de lesões.
Auxilia na normalização do sistema arterial e do retorno veno-linfático, pela ação neuroestimulante e biomecânica, reduzindo assim os prováveis edemas linfáticos.
Da mesma forma, a ausência de graus funcionais de mobilidade músculo-articular pode desencadear algumas vertentes negativas:
Dificulta ou impede a aprendizagem de determinadas habilidades motoras.
Pode favorecer o aparecimento de lesões.
Dificulta o desenvolvimento de outras capacidades físicas ou a sua aplicação.
Limita a amplitude do movimento e conseqüentemente limita a rapidez da sua execução.
Predispõe o indivíduo a estases veno-linfáticas, e a conseqüentes alterações dermatofuncionais.
OBJETIVO
Permitir que os concluintes adquiram a habilidade de executar os padrões de movimento do Cinesioalongamento, adequando às limitações fisico-funcionais de seus clientes, com controle clínico e baixo risco iatrogênico.
PÚBLICO ALVO
Graduados e acadêmicos (a partir do 2º ano) de Fisioterapia e Educação Física
Obs. Devem trajar roupas confortáveis para prática dos exercícios.
CARGA HORÁRIA
10 (dez) horas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
· Conceitos e nomenclaturas no âmbito da mobilidade articular.
· Conceitos do Cinesioalongamento.
· Bases neurológicas do Cinesioalongamento e a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva.
· Avaliação Físico-funcional da Mobilidade Articular.
· Controle Metabólico e de desconforto através da Monitorização Contínua da Frequência Cardíaca.