Curso de Cinema Digital

Solicite informação sem compromisso Centro Europeu - Cursos Livres

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Klivia Silva

Klivia Silva

Curso de Cinema Digital

  • Modalidade
    O curso é ministrado presencialmente.
  • Duração
    A duração total do curso é de 1 ano letivo.
  • Certificado oficial
    Ao lograr o plano de curso o aluno recebe um certificado.
  • Considerações
    O Curso de Cinema Digital do Centro Europeu posiciona o aluno em um mercado de trabalho que cresce e possui uma grande demanda de profissionais qualificados. Visando atender à necessidade desse grande mercado o Centro Europeu forma profissionais para trabalharem tanto em cinema, televisão e meios de audiovisual.
  • Dirigido a
    Poderá ser realizado por todos estudantes que se interessam pelo assunto.
  • Área de atuação
    Poderá trabalhar em empresas como Globo, Record e Rede TV.

Comentários sobre Curso de Cinema Digital - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Conteúdo

    O Curso de Cinema Digital do Centro Europeu tem por objetivo preparar o aluno para atuar profissionalmente em diversas áreas do meio audiovisual que operam com tecnologia digital, fornecendo uma base sólida de conhecimentos da criação cinematográfica e televisiva, enfocando seus principais aspectos artísticos e técnicos. Para isso são abordados no curso todos os principais elementos que fazem parte de uma realização audiovisual, como roteiro, direção, direção de fotografia, som, edição e produção, entre outros.

    O profissional formado pode atuar nos segmentos do mercado de trabalho que adotam a tecnologia digital, forma de produção que progressivamente está substituindo a tecnologia analógica na área audiovisual, graças à digitalização dos suportes de captação e pós-produção e dos canais de veiculação.

    O mercado de trabalho associado a esta área apresenta uma forte tendência de crescimento com grande demanda por produtos diferenciados. Esse campo profissional está constantemente aberto para os profissionais que dominam as novas tecnologias de realização e exibição, principalmente com a implantação da TV digital no Brasil, a progressiva abertura de salas de exibição digital, segmentação dos canais de TV a cabo, e o aperfeiçoamento da transmissão de imagem pela internet e pelo telefone celular.
    Capacitação
    Trabalhar na produção de documentários, reportagens e filmes de ficção para cinema e TV (longa, média e curta-metragem) nas seguintes funções:
    • Diretor de cena e de atores
    • Diretor de fotografia e de câmera
    • Diretor de arte
    • Roteirista para cinema e TV
    • Produtor de cinema e TV
    • Dominar a linguagem das mídias digitais e TV digital
    • Trabalhar com processos de captação e design de som
    • Trabalhar na edição e pós-produção
    Diferenciais
    • O Curso de Cinema Digital do Centro Europeu recebeu as chancelas do SINAPRO, Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná, e do SIAPAR, Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná.
    • O aluno tem ao seu dispor uma infra-estrutura de equipamentos, laboratório e estúdio que possibilitam a realização de filmes digitais em resolução SD (Standard), HDV (Alta Definição) e Full HD (Alta Definição) e conta com ilhas de edição não-linear de imagem e de som capacitadas para finalizar vários trabalhos simultâneos;
    • Todos os trabalhos realizados pelos alunos depois de concluídos são exibidos publicamente e podem ser visualizados em stream de vídeo na Internet;
    • Após a exibição dos trabalhos, todo material produzido pelo aluno será disponibilizado para compor seu portfólio;
    • Além de aulas regulares com profissionais experientes, o aluno terá acesso, periodicamente, à Master Classes com técnicos e artistas de renome no cinema, na televisão e na publicidade;
    • A integração entre teoria e prática da metodologia de ensino permite que os alunos partam para a realização prática desde as primeiras semanas de aula, participando de equipes de filmagem em variadas funções. A partir da experiência adquirida nesse período o aluno pode escolher diversas disciplinas nas quais deseja concentrar suas atividades profissionais e cursar estudos avançados sobre ela nos módulos chamados Especializações;
    Mercado de trabalho
    • Emissoras de televisão
    • Canais de TV a cabo
    • Produtoras de filmes publicitários, corporativos e videoclipes
    • Produtoras de conteúdo audiovisual para internet e outras modalidades de multimídia.
    Formato do curso – 280 horas/aula
    Ao longo do curso, serão exercitadas diversas modalidades de trabalhos audiovisuais:
    • Recriação de cenas de filmes famosos;
    • Realização de videoclipes de bandas curitibanas;
    • Realização de curtas-metragens a partir de roteiros originais ou adaptados de outras fontes;
    • Criação de documentários, reportagens de TV;
    • Filmes para mídias digitais como celulares e internet;
    • Filmes publicitários.
    Infra-estrutura
    Para a realização de seus trabalhos, o aluno tem ao seu dispor:
    • Câmeras Sony PD-70
    • Câmeras Sony HVR-Z1
    • Câmera Canon 5D Mark II
    • Kit de lentes 35mm Canon
    • Refletores tipo Set-light e Fresnel
    • Estúdio profissional com isolamento acústico e fundo infinito
    • Microfones para captação de áudio profissional e boom
    • Laboratórios de edição equipados com os seguintes softwares:
      • Pro Tools para edição de som
      • Adobe Première CS5 (plataforma PC)
      • Final Cut 2 (plataforma Macintosh)
    Conteúdo Acadêmico ROTEIRO PARA CINEMA E TV 
    • Conceitos fundamentais da roteirização para cinema;
    • Argumento – Tratamento – Roteiro Final;
    • Estudo de roteiros premiados:
    • Estrutura dramática de uma história;
    • Criação de personagens;
    • Processo de adaptação literária;
    • Técnicas narrativas e de desenvolvimento do enredo.
    • Exemplos de dramaturgia no cinema e na TV;
    • Exercícios de roteiro em diferentes gêneros cinematográficos.
    PRODUÇÃO PARA CINEMA E TV 
    • Produção executiva;
    • Direção de produção;
    • Visão geral das posições e funções da equipe de produção;
    • Produção no set e sua infra-estrutura;
    • Work flows de organização de produção;
    • Decupagem de roteiro;
    • Cronograma;
    • Orçamento (ênfase nos procedimentos para manter um projeto dentro de seus limites financeiros);
    • Técnicas de produção;
    • Métodos de desenvolvimento de projetos;
    • Formas de aquisição de direitos;
    • Formatação de planilhas de produção;
    • Composição e contratação de uma equipe de filmagem e elenco;
    • Leis de incentivo, legislação audiovisual, captação de recursos e fontes de financiamentos de uma produção;
    • Coordenação dos departamentos de um filme;
    • Análise de mercado; Estratégias de lançamento;
    • Distribuição; Exibição; Venda de projeto.
    DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA E CÂMERA 
    • Principais técnicas da fotografia para cinema digital;
    • Estudo das características das diversas fontes de luz – naturais e artificiais – suas aplicações e usos estéticos;
    • Composição e enquadramento;
    • Teoria das cores;
    • Uso de lentes e filtros e tipos de movimentos de câmera;
    • Estabelecimento de set ups de câmera de acordo com as exigências da cena;
    • Câmera na mão e no tripé;
    • Uso do fotômetro;
    • Analogias entre os suportes de vídeo digital SD (Standard) e HDV (Alta Definição) e a imagem óptica;
    • Planejamento visual de seqüências narrativas;
    • Composição de equipe de fotografia;
    • Preparação do diretor de fotografia para uma filmagem;
    • Papel do diretor de fotografia no processo de pós-produção
    DIREÇÃO DE ARTE 
    • A importância da direção de arte para a criação de um filme;
    • Criação de storyboard;
    • Criação de desenho de produção;
    • Criação da planta baixa de sets de filmagem;
    • Desenho e a confecção de cenografia e de figurino;
    • Concepção e execução de maquiagem e dos efeitos especiais;
    • Produção de objetos;
    • Metodologia de trabalho da Direção de Arte;
    • Montagem de equipe;
    • Montagem de cronograma de trabalho;
    • Análise e decupagem do roteiro em função da direção de arte;
    • Adequação ao orçamento;
    • Pesquisa de locação;
    • Criação de cenários;
    • Elaboração de checklists.
    DESIGN E CAPTAÇÃO DE SOM 
    • Microfones e Captação de som em estúdio e locação;
    • Conceitos de acústica e de ambientes sonoros;
    • Processos de sync e time code;
    • Estudo teórico e prático da edição de som;
    • Diálogos, trilha musical, efeitos sonoros e foley;
    • Mixagem final dos elementos sonoros utilizando o software Pro Tools.
    DIREÇÃO DE CENA E DIREÇÃO DE ATORES 
    • Interação do Diretor com outros departamentos de produção e criação;
    • Conceito de realizador de cinema;
    • Estabelecendo a metodologia de trabalho;
    • Estudo das técnicas de direção e respectivos processos criativos, que permitem ao diretor comandar todas as etapas de realização de um trabalho audiovisual;
    • Técnicas específicas de direção para cinema e TV (aulas teóricas e práticas em locação e estúdio);
    • Formas de enquadramento, posicionamento e movimentação de câmera e atores;
    • Técnicas de ensaio de equipe e elenco; Planificação de seqüências;
    • Decupagem técnica; Análise de roteiro; Planejamento visual;
    • Relacionamento com as equipes técnica e artística; Montagem de casting;
    • Métodos e técnicas de atuação que possibilitam ao ator alcançar a performance pretendida pelo diretor;
    • Exercícios práticos com foco no processo de criação do ator, desde os primeiros ensaios até o inicio da filmagem, enfatizando a habilidade do diretor em ganhar o respeito e a confiança do ator.
    • As aulas são ilustradas por trechos de grandes atuações em filmes de ficção, que são analisados sob o ponto de vista da direção de atores.
    EDIÇÃO E PÓS PRODUÇÃO 
    • O papel do editor como organizador do sentido e da narrativa do filme;
    • Técnicas para cobrir um diálogo; Cortes de planos; Encadeamento de imagens;
    • Possibilidades de transição de cenas;Manipulação da percepção de tempo e espaço; Conceitos de work flows de edição off-line e on-line;
    • Codecs de compressão; Formas de exportação de imagem e som;
    • Efeitos digitais; Processo de Transfer Tape to Film;
    • Aulas práticas com softwares atualizados.
    TÉCNICAS DE DOCUMENTÁRIO E REPORTAGEM 
    • Conceitos do cinema documental;
    • Contraponto entre a realidade e a ficção;
    • Diferenças técnicas e artísticas do cinema de ficção e do documentário;
    • Principais elementos da linguagem audiovisual de não-ficção;
    • Influência da evolução tecnológica na captação de som e imagem, que tem gerado a expansão das possibilidades criativas do documentário contemporâneo;
    • Técnicas de reportagem televisiva;
    • Os alunos farão a produção de um documentário desde a pesquisa até a edição final.
    MÍDIAS DIGITAIS E TV DIGITAL 
    • Funcionamento da tecnologia de captação de imagem digital;
    • Principais diferenças da tecnologia analógica para digital;
    • Televisão analógica e televisão digital;
    • Principais tendências de linguagem e comunicação para novas plataformas (i-pod, internet, celular) e as inovações tecnológicas nessa área;
    • Características específicas do Cinema Digital;
    • Diferenças entre os diversos tipos de câmeras digitais;
    • Tendências de inovação e novas tecnologias das mídias digitais;
    • Introdução a animação;
    • Dinamica de trailes, making of e teasers;
    • Storyboard.

    Supervisão
    O Curso de Cinema Digital é realizado através de uma parceria entre o Centro Europeu e dois realizadores cinematográficos de destaque no mercado e no meio cultural e profissional:
    Fernando Severo
    Diego Lopes

    Duração do curso: 1 ano letivo
    Mês de início do curso: março e agosto
    Dias de aula: 2ª e 4ª feira ou 3ª e 5ª feira
    Manhã - 08:30 às 11:45h
    Noite - 19:15 às 22:30h
    Carga horária: 280 horas/aula

Outro curso relacionado com cinema

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |