Conteúdo
Sobre o curso:Economia é a ciência que estuda as formas de organização da sociedade frente à escassez dos recursos (naturais, humanos, financeiros, etc.). Para Alfred Marshall, um dos mais brilhantes economistas do século XIX, “economia é o estudo da humanidade em sua vida cotidiana”; já para o célebre economista brasileiro Delfim Netto, “economia é a arte de pensar”. Dentro deste contexto, o economista detém capacidades para atuar no processo econômico-social a partir de um conjunto de conhecimentos científicos específicos.O curso está dividido em cinco grandes áreas: Microeconomia, Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Economia Brasileira e Finanças. Disciplinas1°Período
Comunicação e Expressão I
Contabilidade I
Economia I
Filosofia e Ética
Fundamentos de Administração
Matemática I
2°Período
Comunicação e Expressão I
Contabilidade II
Economia II
Matemática II
Teoria Geral da Administração
3°Período
Análise de Custos e Formação de Preços
Comportamento Humano
Economia Matemática
História do Pensamento Econômico
Microeconomia do Consumidor e da Firma
4°Período
Contabilidade Social
Direito
Estatística
História Econômica Geral
Microeconomia e Mercados
5°Período
Estatística Econômica
Finanças Empresariais
Formação Econômica do Brasil
Macroeconomia dos Mercados
Metodologia Científica
6°Período
Econometria
Economia Brasileira
Gestão de Projetos
Macroeconomia da Inflação e Crescimento
Técnicas de Pesquisa em Economia
7°Período
Economia Internacional
Economia Monetária e Financeira
Economia Política
Monografia I
Tópicos Especiais em Economia
8°Período
Mercado de Capitais
Monografia II
Planejamento e Finanças Públicas
Tecnologia e Desenvolvimento Econômico
Carga Horária Total: 3280Valor do CursoSemestralidade: 4.385,70Mensalidade em 6 parcelas: 730,95Mercado de Trabalho:O economista pode atuar tanto como profissional liberal, por meio de empresa de consultoria própria ou de terceiro, como em empresas do setor público e do setor privado, o que amplia as possibilidades de conquistar um espaço no mercado de trabalho.No setor público o economista pode atuar em diversos órgãos das esferas municipal, estadual ou federal, como em Secretarias de Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia e em Agências de Desenvolvimento. Também pode atuar no Banco Central do Brasil, na Caixa Econômica Federal, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), entre outros, tratando especificamente de questões macroeconômicas.No setor privado a atuação se dá em bancos, corretoras, bolsas de valores e demais agentes do sistema financeiro, bem como em empresas de pequeno, médio e grande porte, seja do setor agropecuário, industrial ou de serviços, principalmente nas áreas financeira e de custos, ou seja, em questões microeconômicas.Outra forte atuação do economista no mercado de trabalho diz respeito a institutos de pesquisa, como o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no desenvolvimento de pesquisa e na gestão de projetos.O economista também pode atuar como docente no Ensino Superior, em cursos de Graduação e Pós-Graduação.
Estrutura formidável, biblioteca com variedade de livros, boa localização, laboratórios técnicos, equipamentos de ponta a disposição dos docentes, equipe preparada, coordenação presente e atuante. Recomendo!
Marcos Roberto Svieck Fernandes
Curso Superior de Ciências Econômicas - Octubre 2011
Equipe tanto docente como colaboradores sempre estão disponíveis e pronto para as questões e necessidades existentes. O trabalho do ensino e aprendizado acabam por andar juntos evitando desperdício de tempo e de virtualização do ideal. Equipes preparadas é o que destaco.
Marcos Roberto
Curso Superior de Ciências Econômicas - Junio 2011