-
Objectivos
O objetivo dessa disciplina é proporcionar aos estudantes uma introdução ampla ao campo de estudos da avaliação Educacional, enfatizando as principais concepções e recentes tendências políticas e de alteração na legislação brasileira.
-
Dirigido a
Pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, profissionais da educação, pesquisadores, interessados nesta temática.Profissionais em formação ou em fase de aperfeiçoamento, de todos os níveis de ensino e de todas as disciplinas, alunos universitários, interessados em aperfeiçoar a metodologia e qualidade de seus trabalhos.
-
Conteúdo
Curso: Avaliação Escolar
Áreas: Educação.
Nível: Qualificação Acelerada.
Ementa: A evolução histórica da avaliação, seus diversos conceitos e sua relação com a atualidade; suas funções, categorias e critérios. A avaliação de Projetos, de Planos e Institucionais. Avaliação no sistema educacional brasileiro; avaliação na atual legislação brasileira. O Sistema de Avaliação: SAEB, ENEM e PROVÃO. Avaliação e os Parâmetros Curriculares.
Duração (estimada): 1 mes.
Carga horária: 40 horas.
Pré-requisito: Curso aberto. Sugere-se o ensino médio (nao obrigatório) e e-mail fixo (obrigatório).
Autor: Geruza Ney Alvarenga.
Currículo do Autor: Mestrado em Educação, pós-graduação em Planejamento Educacional, pós-graduação em Administração Escolar, pela Universidade Salgado de Oliveira e pós - graduação em Gestão-Escolar na UFES Faculdade Federal do Espírito Santo. Tenho Licenciatura Plena em História pela UFES. Sou professora na Faculdade CESAT - Centro de Ensino Superior Anisio Teixeira, com as disciplina de Politicas Públicas da Educação Brasileira, Dáditca e Projeto Político Pedagógico. atuo também como professora e tutora no ensino a distância na Faculdade ESAB com a disciplina de Legislação e Políticas Públicas da Educação e como professora visitante na Uniube - Faculdade de Uberaba..
Avaliaçao: Para cada módulo haverá uma avaliaçao on-line.
Tutor geruza ney alvarenga
Os certificados de Qualificação, assim como de Pós-Graduação (MBA e lato sensu) serão emitidos e validados pela ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, credenciada pelo MEC de acordo com o Parecer CNE/MEC Nº 305/2004 e da Portaria nº 3693/2004, amparada na resolução Nº 01 de 03 de abril de 2001.